Seja bem-vindo
Santa Bárbara,20/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Batizado e troca de cordões marcam evento das Oficinas Culturais em Hortolândia

Redação
Batizado e troca de cordões marcam evento das Oficinas Culturais em Hortolândia Oficinas Culturais de capoeira em Hortolândia


Turmas de capoeira do projeto se reúnem no sábado, 27 de setembro, na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim

  

 

O projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de capoeira em duas escolas públicas de Hortolândia–SP, realiza um evento especial no sábado, dia 27 de setembro: os ritos de batizado e troca de cordões dos mais de 40 alunos beneficiados pelo projeto. A atividade é aberta, gratuita, e vai acontecer na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, no Jardim Santiago, com início às 13h.

 

O batizado é o momento em que novos praticantes de capoeira recebem seu primeiro cordão. Esse rito de passagem vai se repetindo gradualmente, conforme os alunos avançam no aprendizado. Essa troca de corda é um momento de festa na capoeira, um rito de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos participantes.

 

Reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira pode trazer muitos benefícios já na infância, envolvendo as crianças e os jovens em exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, além de colocá-los em contato com essa manifestação tão simbólica da cultura afro-brasileira. Disciplina, comprometimento, ritmo e musicalidade também são exercitados na prática da capoeira, entre muitos outros ganhos.

 

Em Hortolândia, o projeto Oficinas Culturais oferece aulas gratuitas de capoeira em duas escolas públicas: a EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, no Jardim Santiago, e a EMEF Samuel da Silva Mendonça, no Jardim Nova Europa. Sob a coordenação do Mestre Zenaldo, com mais de 30 anos de experiência, as aulas são abertas a crianças e jovens de 6 a 14 anos, que não precisam estar matriculadas nessas instituições.

 

Na EMEF Samuel da Silva Mendonça, a capoeira acontece aos sábados, das 14h às 15h30, e na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, as aulas são às terças e quintas, das 19h às 20h30. Quem tiver interesse em saber mais detalhes e participar das aulas gratuitas pode entrar em contato pelo número (19) 99167-9634 (WhatsApp). 

 

As Oficinas Culturais em Hortolândia acontecem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, e oferece oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. 

 

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos  de decapagem,  corte transversal, longitudinal e ferramentado em  aços planos de  laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.

Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.

 

Serviço

Oficinas Culturais em Hortolândia

Batizado de Capoeira e Troca de Cordões – Mestre Zenaldo

Data: 27/09/2024 (sábado)

Horário: 13h

Local: EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim

Endereço: Rua Inglaterra, 500 – Jd. Santiago – Hortolândia

ENTRADA FRANCA

 

 




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.