Batizado e troca de cordões marcam evento das Oficinas Culturais em Hortolândia

Turmas de capoeira do projeto se reúnem no sábado, 27 de setembro, na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim
O projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de capoeira em duas escolas públicas de Hortolândia–SP, realiza um evento especial no sábado, dia 27 de setembro: os ritos de batizado e troca de cordões dos mais de 40 alunos beneficiados pelo projeto. A atividade é aberta, gratuita, e vai acontecer na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, no Jardim Santiago, com início às 13h.
O batizado é o momento em que novos praticantes de capoeira recebem seu primeiro cordão. Esse rito de passagem vai se repetindo gradualmente, conforme os alunos avançam no aprendizado. Essa troca de corda é um momento de festa na capoeira, um rito de reconhecimento pelo esforço e dedicação dos participantes.
Reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira pode trazer muitos benefícios já na infância, envolvendo as crianças e os jovens em exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, além de colocá-los em contato com essa manifestação tão simbólica da cultura afro-brasileira. Disciplina, comprometimento, ritmo e musicalidade também são exercitados na prática da capoeira, entre muitos outros ganhos.
Em Hortolândia, o projeto Oficinas Culturais oferece aulas gratuitas de capoeira em duas escolas públicas: a EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, no Jardim Santiago, e a EMEF Samuel da Silva Mendonça, no Jardim Nova Europa. Sob a coordenação do Mestre Zenaldo, com mais de 30 anos de experiência, as aulas são abertas a crianças e jovens de 6 a 14 anos, que não precisam estar matriculadas nessas instituições.
Na EMEF Samuel da Silva Mendonça, a capoeira acontece aos sábados, das 14h às 15h30, e na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim, as aulas são às terças e quintas, das 19h às 20h30. Quem tiver interesse em saber mais detalhes e participar das aulas gratuitas pode entrar em contato pelo número (19) 99167-9634 (WhatsApp).
As Oficinas Culturais em Hortolândia acontecem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, e oferece oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.
Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.
Serviço
Oficinas Culturais em Hortolândia
Batizado de Capoeira e Troca de Cordões – Mestre Zenaldo
Data: 27/09/2024 (sábado)
Horário: 13h
Local: EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim
Endereço: Rua Inglaterra, 500 – Jd. Santiago – Hortolândia
ENTRADA FRANCA
COMENTÁRIOS