Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Conselho da RMC aprova Termo de Referência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado


Conselho da RMC aprova Termo de Referência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC em Sumaré


Sumaré sediou na manhã desta terça-feira, dia 17 de maio, mais uma reunião do CD-RMC (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas), que abrange 20 municípios. O encontro, que contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que compõem o Conselho, representantes do Governo do Estado e a imprensa regional, aconteceu na sede do Clube Recreativo Sumaré, localizado na Avenida Rebouças, Região Central.


Ao lado do presidente do Conselho e prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori, a anfitriã e chefe do Executivo sumareense, Cristina Carrara, deu as boas vindas aos convidados. “Somos municípios fortes o suficiente para discutir as questões que envolvem a nossa região e tomar as decisões conjuntas”, afirmou Cristina na abertura das discussões.

PLANO INTEGRADO


A reunião foi marcada pela aprovação do Termo de Referência que abrange os itens que o PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) deverá atender e oferece as diretrizes para a licitação da empresa que será responsável pelo estudo. “A aprovação do Termo de Referência é um marco muito importante na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”, destacou Ester Viana, secretária Executiva do CD-RMC. “Nossas cidades são todas conurbadas, não tem mais divisas, ou seja, os problemas são comuns a todos os municípios da Região Metropolitana. 


Por isto estas reuniões acontecem: a fim de discutirmos soluções conjuntas para adotar a mesma prática e trocar experiências, aprovando projetos para que os municípios possam obter recursos de um fundo conjunto que serão aplicados em melhorias na região”, disse a prefeita Cristina Carrara.


A “Municipalização do Trânsito” foi outro assunto em pauta. Por meio de palestra de José Aurélio Ramalho, diretor do Observatório Nacional de Segurança Viária, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), foram discutidas questões que norteiam a campanha “Maio 
Amarelo” de conscientização sobre a segurança no trânsito.


“Nos últimos dez anos, enquanto o número de habitantes cresceu cerca de 12%, a quantidade de veículos nas ruas aumentou 123% e o número de acidente e óbitos decorrentes seguiu este crescimento. Portanto, é urgente a necessidade de investimentos em ações de segurança no trânsito, incentivando a conscientização”, apontou Ramalho, colocando-se à disposição para auxiliar os municípios nas campanhas de conscientização.

CONSELHO


As reuniões do CD-RMC acontecem mensalmente, cada encontro em uma cidade do conselho, onde são discutidos e deliberados temas de interesse comum. Os municípios que integram o Conselho são Sumaré, Americana, Campinas, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, 
Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Valinhos e Vinhedo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login