Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dr. José pede informações sobre interrupção de testes ergométricos no município

Teste de esforço


Dr. José pede informações sobre interrupção de testes ergométricos no município Pacientes relatam que equipamento estaria quebrado

O vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), por meio de requerimento de informações protocolado nesta quinta-feira (19), questiona a Administração Municipal a respeito do equipamento utilizado para a realização de testes ergométricos (teste de esforço) em pacientes da rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar recebeu reclamações de munícipes sobre a falta de realização de exames de testes ergométricos (esteira) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Antes dos questionamentos, Dr. José ressalta que o teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e sua aptidão física. “O teste ergométrico é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras. Na maioria dos casos, esse exame é feito com esteira rolante, e pode ser parte integrante de outros exames, como a cintilografia de perfusão miocárdica com esforço físico, ecocardiograma de estresse e ergoespirometria (teste cardiopulmonar)”, explicou.

No pedido de informações, o vereador questiona se é verdadeira a informação de que a Secretaria Municipal de Saúde não vem realizando os testes ergométricos em pacientes do SUS e, em caso de resposta afirmativa, qual é o motivo que impede a realização desses exames. O parlamentar também pergunta desde quando a Secretaria de Saúde não vem agendando os testes ergométricos e o número de pacientes que deixaram de ser atendidos nesse período. Por fim, o vereador indaga a quantidade de pacientes que aguardam por esse exame na fila de espera e qual é a estimativa de prazo para a solução desse problema.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login