Coral Allegro Vocale apresenta sucessos da Broadway na 3ª Semana de Cultura Artística
Em Piracicaba

Temas musicais de produções da Broadway conhecidos do grande público compõem o repertório do Coral Allegro Vocale nesta terça-feira, 31, às 20h, no Museu Prudente de Moraes, sob regência de Lucas Lopes. A atividade – denominada Música no Espaço Urbano Brasileiro – integra a 3ª Semana de Cultura Artística, que segue até 3 de junho, com entrada gratuita. O repertório traz as canções de O Rei Leão, My Fair Lady, Cats, Grease – Nos Tempos da Brilhantina, O Mágico de Oz, Os Miseráveis, Mamma Mia e Mudança de Hábito.
Conforme contextualiza o presidente da Cultura Artística, Milton De Mori, a programação da Semana foi concebida pela diretoria do biênio 2016-2018 para privilegiar públicos distintos nas artes e possibilitar a circulação de talentos locais. Ele lembra que a Semana conta ainda com ações em artes plásticas, história e literatura. “Nosso objetivo é comemorar os 91 anos da Cultura Artística e estarmos mais próximos da população, resgatando as origens da entidade, nascida em maio de 1925”, diz ele, ao lembrar que todas as atividades possuem entrada gratuita.
O Coral Allegro Vocale é formado por alunos, ex-alunos e amigos da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), que cede seu espaço e instrumentos para os ensaios semanais. Os trabalhos começaram em 2012, com o projeto O Fantasma da Ópera – Um Estudo, iniciado pelo professor de canto da Escola, Antonio Pessotti, e que teve a direção de Lucas Lopes. O Allegro Vocale apresentou Les Misérables – in Concert, em 2014, e My Fair Lady, em 2015. Para setembro deste ano está prevista a estreia de Broadway in Concert – Uma Noite Musical.
O termo alegro Allegro Vocale, que dá nome ao grupo, vem do italiano e significa vozes alegres. Lucas Lopes, seu regente titular desde 2014, também responde pelo Coral Misto da Empem desde janeiro de 2013. Lopes frequenta a graduação em regência plena pela Unicamp, sob orientação do professor Carlos Fiorini, além de desenvolver atividades coral com o Grupo Vocal Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Coro de Câmara de Piracicaba, Coral Reverendo James William Koger da Catedral Metodista de Piracicaba e Coro Contemporâneo de Campinas.
Ao todo 19 vozes formam o coral. Como sopranos estão Carolina Grando, Ester Holcman, Julia Siqueira, Kizzy França, Lígia Gabrielle, Patrícia Grando, Salen Nascimento, Sharon Lima e Taís Michelin. Como contraltos atuam Ana Luiza Woch, Luciana Pimpinato e Sonia Dechen. Há, ainda, a participação dos tenores Fabiano Hyppolito, Gregório Gevartosky e Jorel Ivens, e dos baixos Antonio Sérgio Pimpinato, Elizeu Pozzani, Rodrigo Bartsch e Thiago Luz. Os pianistas Lígia Gabrielle e Rodrigo Bartsch acompanham as apresentações.
PROGRAMAÇÃO – As atividades da 3ª Semana de Cultura Artística foram abertas na segunda-feira, 30, no Museu Prudente de Moraes, onde o violeiro Ivan Vilela apresentou a aula-espetáculo Música no Espaço Rural Brasileiro. O local recebe nesta quinta-feira, 2, às 19h30, o evento Arte Poética Ilustrada, com textos em painéis, declamados ou em jogral pelos membros do Centro Literário de Piracicaba (Clip). Na sexta-feira, 3, às 20h, o artista plástico Eduardo Borges de Araújo revisita a obra do pintor, desenhista e ilustrador Angelino Stella.
Há, também, uma visita orientada à Escola Estadual Sud Mennucci, uma das mais antigas unidades de ensino da rede estadual. A ação fica aos cuidados da professora e historiadora Marly Therezinha Germano Perecin, que conduz o público ao prédio da rua São João, 1.121, no Bairro Alto, na quarta-feira, 1º de junho, às 15h. Pela Escola passaram grandes personalidades do Estado, entre eles Fabiano Lozano, professor e maestro espanhol responsável pela disciplina de música. Ele fundou a Cultura Artística, a segunda entidade do gênero mais antiga do Brasil.
A programação da 3ª Semana de Cultura Artística é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural. As atividades têm o apoio da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, Manifesta Cerimonial, New Life Piracicaba Apart Hotel, Apap (Associação dos Artistas Plásticos de Piracicaba) e Associação dos ex-professores, ex-alunos e amigos da Escola Estadual Sud Mennucci.
SERVIÇO – 3ª Semana de Cultura Artística, de 30 de maio a 3 de junho, no Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro) e na Escola Estadual Sud Mennucci (rua São João, 1.121, Bairro Alto). Entrada gratuita. Informações:www.fb.com/culturaartistica2016.
COMENTÁRIOS