Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Juca participa de oficina do Consimares sobre tecnologias e gerenciamento de resíduos sólidos


Juca participa de oficina do Consimares sobre tecnologias e gerenciamento de resíduos sólidos Promotora Alexandra Facciolli Martins ministrou palestra

O presidente do Legislativo barbarense, Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci (PSDB), participou, hoje (1) pela manhã, de workshop promovido pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) da Região Metropolitana de Campinas. O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Nova Odessa e também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro, representando o Poder Executivo.



O encontro foi idealizada por profissionais envolvidos em estudos sobre a aplicabilidade de tecnologias específicas para o tratamento de resíduos sólidos, envolvendo esfera legal, de gestão pública e privada, trazendo os avanços e limitações, destacando as competências, de gestão pública no cumprimento das normativas. Além de autoridades das cidades que compõem o Consimares, o treinamento também contou com a presença de profissionais da área de resíduos sólidos e de meio ambiente, gestores públicos técnicos das empresas de gerenciamento de resíduos, alunos da área de meio ambiente, cooperativas, ONGs e comunidade em geral.


O objetivo do evento foi o de promover o debate para área de gerenciamento de resíduos, possibilitando tomar conhecimento das questões legais para o tratamento adequado e viável, o qual tem pautado uma série de debates entre gestores públicos e da iniciativa privada. O workshop teve início com uma palestra ministrada pela promotora Alexandra Facciolli Martins, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público do Estado de São Paulo. Em sua apresentação, ela abordou temas referentes à legislação e às ações que os municípios precisam realizar para tratar o resíduo doméstico e industrial de maneira responsável e sustentável.


“O evento foi realizado e abordou assuntos que estamos discutindo e avançando por meio do Consimares, com a promoção de ações conjuntas entre os municípios para enfrentar este problema que deve ser resolvido de maneira sustentável”, finalizou Juca. O Consimares é formado pelas cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login