Seja bem vindo
Santa Bárbara,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Confira como foi 2017 para alunos, professores e gestores da Educação de SP


Confira como foi 2017 para alunos, professores e gestores da Educação de SP Mês a mês o que aconteceu na Educação de SP

 


A retrospectiva do ano mostra avanços no Idesp, nomeação de professores e inovações na área da tecnologia




Durante todo o ano, a Secretaria da Educação do Estado divulgou e abriu portas para a inovação na área tecnológica, boas práticas e destaques das mais de cinco mil escolas da rede. Com o fim de 2017, é tempo de relembrar as ações que beneficiaram mais de 3,7 milhões de alunos com a retrospectiva dos principais destaques mês a mês.




Janeiro




3,7 milhões de alunos da rede estadual voltam às aulas com “intensivão” de reforço em fevereiro




De maneira inédita, a SEE organizou atividades de acolhimento em todas as 5 mil unidades de ensino e, além disso, planejou uma lista de ações para a volta às aulas, incluindo um programa intensivo de reforço de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.




Fevereiro




Ensino Médio da rede estadual avança no Idesp pelo 4º ano consecutivo




Pelo quarto ano consecutivo, o Ensino Médio da rede estadual avançou no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). De acordo com o índice, o ciclo alcançou na última medição 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. A pontuação também foi a mais alta desde 2008. Além disso, o Ensino Médio das escolas de tempo integral se destacou na rede, atingindo a marca histórica de 73,4% de crescimento em comparação com o índice de 2012.




Março




Alckmin anuncia mais de 3 mil bolsas para universitários do programa “Escola da Família”


Na primeira chamada do Bolsa Universidade de 2017, o governador Geraldo Alckmin anunciou3.771 vagas para universitários de diferentes áreas, incluindo saúde, cultura, esporte e trabalho. Os selecionados atuam durante os fins de semana em uma das 2,3 mil unidades da Escola da Família.




Abril




8 em cada 10 ouvidos em enquete da Educação SP acreditam no diálogo e participação para uma escola melhor




Mais de 500 mil pessoas responderam o questionário inédito da Secretaria da Educação como parte do projeto “Gestão Democrática”. Em parceria com o Instituto Inspirare, os resultados mostraram que mais de 80% dos participantes acreditam no diálogo e na participação de todos para melhorar a escola. Foram ouvidos professores, estudantes, famílias e servidores de todo o Estado.




Maio




Escolas estaduais de SP entram em campanha mundial e oferecem cardápio sem carne às segundas




Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, às segundas-feiras o cardápio é diferente na rede estadual. Em unidades da capital, participantes do projeto piloto “Cozinheiros da Educação”, estudantes podem optar por pratos vegetarianos. Arroz com lentilha e ovo e feijoada vegetariana são duas das sugestões elaboradas sem adição de proteínas de origem animal.




Junho




Alckmin chama mais de 7 mil professores aprovados em concurso




Mais de 7 mil professores remanescentes do concurso PEB II (Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio) do certame de 2013 foram convocados para o processo de escolha de vagas. Os 7.481aprovados se juntaram aos mais de 50 mil convocados nos últimos três anos.




Julho




Número de grêmios cresce pelo terceiro ano seguido e chega a 92% na rede estadual de SP




Pelo terceiro ano consecutivo, o número de Grêmios Estudantis cresceu na rede estadual. Levantamento mostra que após o último pleito, finalizado em abril, 4.713 novas agremiações foram eleitas. Com isso, 92% das escolas contam agora com grupos de representantes escolhidos democraticamente e autônomos. Em 2016, a proporção era de 88% (ou 4.513 unidades).




Agosto




Educação de SP e Google lançam concurso para encontrar influenciadores digitais




Uma novidade para alunos e professores das mais de 5 mil escolas estaduais: a Secretaria da Educação do Estado criou o Prêmio “Educação nas Redes: os Novos Influenciadores Digitais”, com o apoio do Google for Education, com o objetivo de conhecer e premiar aqueles que produzem conteúdo sobre cultura, comportamento e educação para canais como o Youtube, Facebook, Twitter e Instagram.




Setembro




Governo de SP lança plano tecnológico para Educação; todas as escolas da rede terão wi-fi




Parte de um novo plano de tecnologia proposto pela Pasta,  o governador Geraldo Alckmin anunciou que  todas as escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com sistema wi-fi  e banda larga. Além disso, o pacote incluí também a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16.000 notebooks e mudanças no programa Acessa Escola.




Outubro




Aprovada lei que libera o uso do celular em escolas estaduais de SP




A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o projeto de lei 860/2016, alterando a lei 12.730/2007, que proibia o uso de celulares em escolas estaduais. Com as mudanças, crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio poderão utilizar os aparelhos em sala de aula durante atividades pedagógicas orientadas por educadores. A medida foi sancionada pelo governador em novembro.




Novembro




Educação SP divulga classificação de concurso de diretor escolar




A lista classificatória dos participantes do concurso de diretor escolar foi divulgada no mês de novembro. A prova foi realizada em setembro e contou com a participação de 31.319 candidatos para1.878 vagas. Este concurso estabelece mudanças para o período probatório dos ingressantes. Ao longo de três anos, o profissional deverá participar de formação promovida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).




Dezembro




Educação de SP inicia migração do papel para o digital: alunos terão material pedagógico em aplicativo




Parte do pacote de tecnologia da Pasta, o projeto-piloto, em parceria com a Microsoft e a Digital Pages, deu o primeiro passo para a migração do material pedagógico do papel para o digital. No ano-letivo de 2018, o Caderno do Aluno de Matemática estará disponível em um aplicativo, com toda a interação permitida pela ferramenta.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login