Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Formanda de Farmácia da Uniara estuda sistema terapêutico para tratamento de artrite e artrose


Formanda de Farmácia da Uniara estuda sistema terapêutico para tratamento de artrite e artrose Aluna e orientadora - formada da Uniara estuda sistema para tratar doenças reumáticas

 


Trabalho foi premiado pela qualidade acadêmica no XII Congresso de Iniciação Científica da universidade


 


 


A formanda do curso de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Roberta de Lima, foi uma das premiadas, na categoria “Qualidade Acadêmica”, no XII Congresso de Iniciação Científica – CIC da instituição, realizado no final de 2017, por seu trabalho, intitulado “Sistema terapêutico transdérmico orgânico-inorgânico do tipo ureasil-poliéther para liberação controlada de Annona muricata L. para o tratamento tópico de doenças reumáticas”.


 


“O trabalho teve como objetivo utilizar um sistema - no caso, o Sistema Terapêutico Transdérmico - desenvolvido a partir de materiais do tipo ureasil-poliéter, com a finalidade de incorporar e liberar a Annona muricata L., conhecida popularmente como graviola, para otimizar o tratamento de artrite e artrose”, explica a estudante.


 


No experimento, ela conta que foi obtida a formação do Sistema com a graviola, que proporciona versatilidade e liberação prolongada, “de dias ou até meses”. “Analisando o extrato de graviola utilizado, ele é seguro, não ocasionando toxicidade às células do teste. Além disso, ocorre a saída do fármaco pela matriz do sistema. Assim, esse trabalho apresenta uma nova alternativa para o tratamento tópico para artrite e artrose, que pode minimizar os diversos efeitos adversos ocasionados no tratamento atual para as patologias”, esclarece.


 


O estudo foi orientado pela professora Bruna Galdorfini Chiari-Andréo. Para a docente, “é muito gratificante verificar a dedicação da aluna sendo reconhecida por meio de uma premiação”. “Jéssica sempre agiu com bastante responsabilidade e preocupação em relação ao seu Trabalho de Conclusão de Curso, resultando em um manuscrito de muita qualidade. Acredito que tenha lhe proporcionado grande aprendizado, inclusive de técnicas variadas. Considerando os resultados positivos obtidos, o trabalho será, em breve, transformado em um manuscrito para a publicação em um periódico científico”, revela.


 


A orientadora lembra que o projeto foi realizado em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, com o apoio da professora Leila Aparecida Chiavacci e do coorientador João Augusto Oshiro Junior, “que foram imprescindíveis para que o estudo fosse concluído”. “Dessa forma, aproveito esta oportunidade também para agradecê-los”, finaliza.


 


Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereçowww.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login