Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Educação indica: programação de férias dos museus e das bibliotecas de SP


Educação indica: programação de férias dos museus e das bibliotecas de SP Confira opções de atividades culturais gratuitas em SP

 


Contações de histórias, jogos, oficinas, filmes, espetáculos e brincadeiras estão entre as atividades gratuitas para todas as idades




É o momento de descanso para os alunos e professores da rede estadual de ensino que retomam as atividades escolares em 1º de fevereiro. Que tal aproveitar este último mês de férias para participar de atividades gratuitas e culturais nos mais importantes museus e nas bibliotecas de São Paulo?


Contações de histórias, jogos, oficinas, filmes, espetáculos e brincadeiras estão entre as atividades gratuitas para todas as idades. Confira:




Biblioteca de São Paulo e Parque Villa Lobos




As férias chegaram e a Biblioteca Parque Villa-Lobos preparou uma segunda edição especial com oficinas ligadas à cultura maker, em que a proposta é estimular o faça-você-mesmo. Todo fim de semana é oferecida uma atividade diferente com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as oficinas apresentam o mundo da robótica, arte e tecnologias digitais.




Pinacoteca




A Pinacoteca promoverá, em todos os dias de janeiro, das 10h00 às 17h00, o espaço “Educateca”, com jogos para pessoas de todas as idades que podem ser retirados gratuitamente na recepção do museu. Em todos os sábados do mês, das 11h00 às 15h00, acontece também o “JogaJunto”.




Museu do Futebol




Com acesso gratuito ao espaço, o Museu do Futebol promoverá, até 28 de janeiro, das 10h00 às 17h00, o “Férias no Museu”, espaço instalado no avesso das arquibancadas do Estádio do Pacaembu destinado a brincadeiras, oficinas e atividades variadas, com mesas de pebolim, futebol de botão e ping-pong. Recreadores do museu oferecerão dinâmicas para toda a família.




Museu Afro Brasil




De 16 a 26 de janeiro, acontece no Museu Afro Brasil a ação “Férias no Museu: Brincadeiras do Congo”, com o educador congolês Wasawulua Daniel apresentando histórias e brincadeiras originárias da República Democrática do Congo e ensinando danças e canções em lingala e outras línguas da região. Para se inscrever, basta chegar com 15 minutos de antecedência.




No dia 27 de janeiro, às 11h00, o público poderá assistir à contação de histórias africanas ou afro-brasileiras “Aos Pés do Baobá”, e em seguida participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A atividade é gratuita e livre. As inscrições devem ser feitas pelo site (http://www.museuafrobrasil.org.br/ ).




Museu Catavento




O museu reabre a exposição “Biomas do Brasil” – que passou por adequação para acessibilidade e inaugura a exposição “O Mundo das Abelhas”. Além disso, atividades como Escape Room e oficinas de bolas de sabão gigantes estão entre as atividades de férias no Museu.




Museu da Imigração




Com um espaço lúdico repleto de brinquedos educativos, bonecos, fantoches, espaço de leitura e diversas atividades, a programação tem entrada gratuita e acontece até 28 de janeiro.




Para participar da programação educativa, é necessário fazer inscrição pelo e-mailinscricao@museudaimigracao.org.br.




Casa das Rosas




A Casa das Rosas terá, em todas as sextas-feiras de janeiro, das 15h00 às 16h00, a visita temática “De mapa na mão e tempo na cabeça”, em que as crianças e seus acompanhantes percorrerão o espaço com um olhar atento ao passado e ao presente, buscando pistas e vestígios da utilização do imóvel do museu. Confira a programação de todos os polos culturais no site https://goo.gl/uKr2o4 .




Fábricas de Cultura




Nas Vilas Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes, as Fábricas de Cultura da zona leste oferecem cursos de férias e oficinas gratuitas e abertas ao público. São atividades nas linguagens dança, música, teatro, multimeios, artes visuais, circo e xadrez. A programação também pode ser conferida no site https://goo.gl/uKr2o4.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login