Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saúde de Nova Odessa dá orientações sobre cuidados com tempo frio


Saúde de Nova Odessa dá orientações sobre cuidados com tempo frio Cuidados com frio são importantes para evitar doenças

 


Manter os ambientes abertos para aumentar a ventilação é uma das recomendações


 


As temperaturas caíram drasticamente nos últimos dias e, com isso, aumentam os casos de doenças infectocontagiosas nesta época do ano. Segundo a Secretaria de Saúde, alguns cuidados são importantes para se prevenir e manter a saúde em dia.


 


Embora o instinto natural seja de ficar em ambientes fechados na tentativa de se manter mais aquecido, a primeira orientação da enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Paula Mestriner, é manter os locais ventilados, com portas e janelas bem abertas para facilitar a circulação de ar. “Ao manter um ambiente fechado, você está fazendo com que o vírus se mantenha no local, contribuindo consequentemente para a transmissão de doenças”, explicou. “A orientação, em especial para quem tem crianças, é se agasalhar mais e manter a casa bem ventilada”, afirmou.


 


Outra orientação importante para evitar a transmissão de doenças, é lavar frequentemente as mãos com água e sabão e higienizá-las com álcool em gel 70%. “Beber bastante líquido, em especial água, e comer bem também é importante para manter a saúde em dia”, continuou Paula.


 


A coordenadora da Vigilância Epidemiológica lembrou também que as pessoas que integram os grupos de risco – crianças entre 6 meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e idosos – devem tomar a vacina contra a gripe, que está sendo aplicada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.


 


Ela alertou ainda sobre a importância de manter a carteirinha de vacinação sempre atualizada. “A vacina é a forma mais eficaz de se manter imune a determinadas doenças, algumas delas comuns nesta época do ano. Por isso, é importante passar na UBS mais próxima de sua casa e levar a carteirinha para verificar se a imunização está em dia ou se é preciso reforço de alguma dose”, afirmou.


 


Paula destacou ainda que, em casos de suspeita de alguma doença, a orientação é para que o paciente procure o serviço de saúde para ser examinado por um profissional.


 


BAIXA UMIDADE – Embora neste ano o início de junho tenha sido marcado por chuvas intensas, este período é, geralmente, característico por conta de baixas temperaturas e tempo seco e, consequentemente, baixa umidade do ar.


 


Índices baixos podem desencadear quadros de rinite, asma, bronquite e outras complicações alérgicas e respiratórias ocasionadas pelo ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, garganta seca, cansaço e maior risco de infecções virais e bacterianas.


 


A orientação, neste caso, é para que o paciente aumente a ingestão de água, para hidratar o corpo, e também faça a higienização das mãos com maior frequência, prevenindo assim a propagação de doenças e removendo maior quantidade de microrganismos, diminuindo, consequentemente, o risco de infecções.


 


Colocar “toalhas molhadas na janela ou bacia com água nos cômodos também ajudam a deixar o ambiente mais úmido e amenizar tais problemas de saúde.


 


Confira sintomas de outras doenças frequentes nesta época do ano:


 



























Doença



Sintomas



Gripe



Tosse, coriza, dores no corpo e febre



Varicela (catapora)



Febre e manchas avermelhadas no tronco, que se espalham pelo tronco e depois pelo corpo. As manchas se transformam em bolhas com água e, geralmente, provocam coceira. O período de transmissão da doença é de, no mínimo, 5 dias.



Caxumba



Inchaço abaixo da mandíbula, dor na mesma região e febre baixa. O período de transmissão da doença é de, no mínimo 9 dias, a partir dos primeiros sintomas.



Meningite



Febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca e vômito



 


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login