Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Estudante da rede estadual se prepara para curso na NASA


Estudante da rede estadual se prepara para curso na NASA Estudante da rede estadual é destaque

Amanda Rodrigues, da EE João Cardoso dos Santos, e mais 30 brasileiros do Nordeste participarão das aulas; treinamento acontece em julho




Ao final do Ensino Médio o sonho de muitos alunos é passar no vestibular e entrar em uma boa universidade. Já para Amanda Rodrigues de Araújo Silva, do 3º ano da EE “João Cardoso dos Santos”, em Biritiba Ussu, no Alto Tietê, o desejo é desembarcar na NASA. Conhecida como \"A Menina das Estrelas\", a jovem foi selecionada para participar de um curso de duas semanas na agência do Governo Federal dos Estados Unidos que desenvolve pesquisas de tecnologias e programas de exploração espacial.




“Participei de um concurso no ano passado chamado ‘Cassini - Cientista Por Um Dia’, em que podíamos escolher três alvos de Saturno para estudo. Optei por uma das Luas de Saturno: Encelado”, conta a adolescente ao pontuar que: “Ganhei o concurso na categoria Ensino médio”.  Pelo projeto científico, a estudante recebeu uma menção honrosa e teve um encontro com a geóloga planetária da NASA, Rosaly Lopes, no Rio de Janeiro.




Curso na NASA




O curso na agência espacial americana surgiu por meios das redes sociais. “Tenho um grupo (Astronomia para o mundo) e uma página de astronomia (Menina das Estrelas na NASA) onde buscamos nos comunicar e divulgar a ciência. Lá, vi que um amigo tinha publicado sobre um curso para estudantes de até 18 anos na NASA”, explica Amanda Rodrigues.




O primeiro interesse da adolescente foi o de ajudar a divulgar o treinamento. Mas, ao perceber que poderia ser uma das selecionadas, resolveu concorrer a uma das vagas. O curso é de curta duração (duas semanas), em que os estudantes participarão de aulas teóricas, mas também treinamentos com astronautas, vivências de como é estar no espaço e como é a vida de um cientista da NASA. “Trabalhar na NASA é o meu grande sonho. Na verdade, é o sonho de qualquer pessoa que ama a astronomia”, relata.




Incentivo




Apoiada por docentes, principalmente pela professora de biologia, Suzamar dos Santos, a garota busca recursos para custear a estadia e as aulas nos EUA. “Temos uma Vakinha online (https://www.vakinha.com.br/vaquinha/menina-das-estrelas-na-nasa?utm_campaign=facebook), estamos tentando fazer bingos, realizamos um bazar beneficente e, aos finais de semana, trabalho em uma lanchonete no meu bairro, pois tenho até junho para arrecadar o valor”, afirma Amanda Rodrigues. O treinamento tem um valor de R$12 mil.




Decidida a ser astrônoma desde os nove anos de idade, a menina é a única estudante do Estado de São Paulo a participar do curso na NASA (outros 30 alunos de escolas do Nordeste devem participar do treinamento). A capacitação acontece em julho, nos Estados Unidos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login