Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Osteopatia alivia problemas na ATM com rapidez


Osteopatia alivia problemas na ATM com rapidez Osteopata Fabricio Lopes da Clínica Camila Dutra (Imagem Divulgação)

 


Estrutura da articulação temporomandibular (ATM) é realinhada por meio de manobras manuais


 


A osteopatia, conhecida como um excelente recurso na solução de dores na região lombar, cervical, braços, pernas e cabeça, é funcional também no combate ao mal estar relacionado a disfunções odontológicas. Isso porque a atuação da osteopatia engloba os sistemas cranianos, estruturais e viscerais, presentes em todo o organismo.




A articulação temporomandibular (ATM) é a região onde a mandíbula se encaixa no crânio e é formada pelo cândilo mandibular e pelo osso temporal. De acordo com o osteopata Fabrício Lopes, membro da equipe da Clínica Camila Dutra, essa é a articulação mais utilizada pelo homem por interferir na fala, respiração, mastigação, deglutição e outras atividades frequentes. “As duas ATMs devem atuar em conjunto para que suas funções sejam realizadas da forma equilibrada. Quando destoam, ocorrem as disfunções”, observa o especialista.




Lopes enfatiza que os sintomas mais comuns provocados por alguma disfunção da ATM são dores de cabeça ao acordar, na região da articulação, cansaço resultante de noites mal dormidas, fraturas de restaurações dentais ou, até mesmo, dor de dente.




Nestes casos, a parceria dentista/ osteopata é fundamental. “Muitos dos problemas na ATM estão relacionados ao mau posicionamento dos dentes”, ressalta Camila Dutra, diretora da Clínica.




“A osteopatia trata os músculos mastigatórios e ligamentos, utilizando técnicas de descompressão da ATM, melhorando a mobilidade dos ossos do crânio e da coluna cervical e demais desequilíbrios corporais que possam estar colaborando com os distúrbios da ATM”, frisa Lopes.




Além de disfunções na articulação temporomandibular, a osteopatia é indicada na odontologia em caso de cefaleias, bruxismo, nevralgias de nervos faciais e outras anomalias. O tratamento só é contraindicado no caso de fraturas, rompimentos ligamentares e tumores.




Lopes salienta que o tratamento dura, em média, cinco sessões de 1 hora por semana. “No primeiro encontro levantamos o diagnóstico, integrado por entrevista, exames físicos, testes ortopédicos, neurológicos e osteopáticos, além de avaliação de exames anteriores e outros específicos pedidos para cada caso”, esclarece o osteopata.




Sobre a Clínica Camila Dutra




Em atividade há 15 anos em Campinas, a Clínica Camila Dutra conquistou maturidade e exemplar nível de serviço em odontologia ao contemplar todos os tratamentos de face e faixas etárias, além de atendimento a pacientes com algum tipo de deficiência.




Bichectomia, ATM (Articulação Têmporo-Mandibular) e bruxismo, cirurgias, próteses, endodontia, facetas, clareamento, halitose, implantes, ortodontia, periodontia, restaurações, osteopatia e demais procedimentos são oferecidos pelo time composto por 17 profissionais.




A equipe está sempre se especializando para garantir a atualidade das aplicações. O resultado é inovação em procedimentos lançados no País.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login