Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Hortolândia inaugura Galeria da Emancipação, prefeitos, presidentes, vereadores e vereadoras


Câmara de Hortolândia inaugura Galeria da Emancipação, prefeitos, presidentes, vereadores e vereadoras   Câmara de Hortolândia inaugura Galeria da Emancipação

 


A Câmara de Hortolândia inaugura nesse sábado, 19/05 às 9h, a Galeria da Emancipação, a Galeria dos Presidentes, Prefeitos e Vereadores. O evento em homenagem aos 27 de emancipação político-administrativo do Município, acontece no prédio do Poder Legislativo.




O objetivo do presidente da Casa de Leis, Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca, é resgatar a história de nossa cidade. Para Zaca, todos contribuíram parta que a cidade de Hortolândia tenha o destaque entre as 21 cidades da Região Metropolitana de Campinas e nesse caso, nada mais justo que fazer o resgate dessa história, principalmente homenagear os emancipadores.




Hortolândia foi emancipada em 1991 e na ocasião contava com uma população de um pouco mais de 100 mil habitantes. Os problemas eram inúmeros, assim como os desafios de torná-la uma cidade de verdade. Mesmo com a maior parte (60%) da arrecadação total da sua cidade mãe, Sumaré, os investimentos demoravam demais para chegar aqui.




Contrariando todos que não aceitavam sua emancipação, esses jovens emancipadores buscaram apoio no Governo do Estado e no Governo Federal, a fim de garantir a emancipação de Hortolândia. O plebiscito marcado para o dia 19 de maio de 1991, 19.081 pessoas foram às urnas e disseram “Sim” a emancipação. A luta não parava ai, porque era preciso que o Governo Federal reconhecesse a veracidade do plebiscito e o homologasse, tornando então Hortolândia uma nova cidade. E pouco mais tarde, isso se fez verdade!




Para Zaca, a homenagem é mais que justa. “Hoje, nossa cidade desponta entre as melhores para se viver. Somos exemplo para muitas cidades bem mais velhas, deixamos de ser uma ‘cidade-dormitório’ para nos tornarmos berços de muitas multinacionais”, comenta.
Na ocasião, estarão presentes todos emancipadores e/ou seus familiares, prefeito e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, além dos vereadores do Parlamento Jovem.



A Câmara Municipal está localizada à Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login