Nova Odessa mobilizou 10.324 pessoas no Dia do Desafio em 2018

Por Roberto 04/06/2018 - 20:15 hs

Nova Odessa mobilizou 10.324 pessoas no Dia do Desafio em 2018
Dia do Desafio em Nova Odessa

 

No dia 30 de maio houve a movimentação das pessoas em qualquer tipo de atividade física

 

A última quarta-feira, dia 30 de maio, foi um dia de grandes desafios no Brasil. Em meio à paralisação dos caminhoneiros, que acarretou a escassez de etanol e gasolina em todos os postos de combustíveis, muita gente teve a rotina alterada, seja pelo cancelamento de compromissos ou a problemas com a mobilidade urbana. Mas nem por isso a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Nova Odessa deixou de promover o ‘Dia do Desafio’, mobilizando ao todo 10.324 pessoas.


A campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes tem por objetivo reduzir o sedentarismo e promover mudanças de comportamento na sociedade. Para isso, o Município mobilizou a maior quantidade possível de pessoas na data. Neste ano, Nova Odessa optou pelo ‘autodesafio’, ao invés de desafiar alguma cidade de porte semelhante em qualquer parte do planeta.


Coordenado mundialmente pela TAFISA (The Association for International Sportfor All) e no continente pelo Sesc São Paulo, com apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), o Dia do Desafio ocorre na última quarta-feira do mês de maio. A iniciativa é realizada por meio da competição entre as cidades, que visa mobilizar o maior número possível de pessoas realizando atividades físicoesportivas.


Qualquer atividade é válida no Dia do Desafio: ginástica, caminhada, corrida, passeio ciclístico, natação, hidroginástica, judô, karatê, taekwondo, kung fu, yoga, tai-chi-chuan e lian gong. Além disso, festivais, torneios e campeonatos de modalidades esportivas tradicionais e adaptadas, como atletismo, futebol, basquete, voleibol, handebol e tênis, assim como gincanas, jogos e brincadeiras e aulas de ritmos.


“Desta vez tivemos um momento complicado, com muitos transtornos causados pela paralisação dos caminhoneiros. Várias cidades desistiram, mas optamos por realizar o evento e movimentar o pessoal mesmo assim”, confirma o secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. Houve o contato prévio com academias, empresas e repartições públicas.


“No dia estávamos com escolas públicas e privadas paradas, mas mantivemos a mobilização através do apoio de academias, grupos de rua, caminhada, corrida e funcional. Além disso, contabilizando as pessoas que foram trabalhar a pé ou de bicicleta”, acrescenta Levi Tosta. Em 2017, o Município envolveu 22.620 pessoas. O telefone para mais informações na Secretaria de Esportes é o (19) 3498-1561.