Guardas Municipais participam de treinamento de videomonitoramento e inteligência

Guardas Municipais participam de treinamento de videomonitoramento e inteligência

Por Roberto 12/06/2018 - 10:57 hs

Guardas Municipais participam de treinamento de videomonitoramento e inteligência
Patrulheiros participam de treinamento

 

Guardas da Gama (Guarda Municipal de Americana) participam até quinta-feira (14) de um treinamento de vidoemonitoramento e inteligência para o manuseio das câmeras de vigilância, que deverão ser entregues ainda este mês em Americana. O treinamento acontece na sede da empresa MultiWay Comércio e Representações Ltda, em Itatiba, responsável pela instalação da infraestrutura do sistema em 17 câmeras fixas OCR (Optical Character Recognition - Reconhecimento Óptico de Caracteres) para identificação de placas de veículos em pontos estratégicos da cidade.

 

Nesta primeira etapa participaram os agentes que trabalham no setor de inteligência e despacho da Gama. “Nós temos casos de furtos e roubos na cidade e com este treinamento, pretendemos antecipar estes crimes”, comentou o encarregado de ensino e instrução da Gama, José Luís Pereira de Cabral.

 

A empresa vencedora do processo licitatório, Multiway, realizou a instalação das câmeras pela Avenida Nossa Senhora de Fátima (bairro Nossa Senhora de Fátima), que vai receber quatro equipamentos. Cinco instalações nas ruas Cabo Oswaldo de Moraes e Dom Pedro II (bairro Conserva); quatro na Avenida Cillos (altura dos bairros Jardim São Paulo e Jardim São Pedro); e quatro na Avenida Antonio Pinto Duarte (altura do bairro Jardim Helena).


"As informações obtidas pelas câmeras serão encaminhadas em tempo real para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal que, posteriormente, será interligada aos outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que fazem parte do projeto", explicou o comandante da Gama, Marcos Guilherme.

 

Para a contratação deste sistema de videomonitoramento, foram celebrados dois convênios com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas). No total, o repasse para implantação do Sistema Regional de Videomonitoramento e a aquisição de licença de software para compor o Sistema de Videomonitoramento será de R$ 1.075.000,00. Já a contrapartida da Administração Municipal será de R$11.280,00.