Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Doação de sangue: mitos e verdades


Doação de sangue: mitos e verdades Confira mitos e verdades sobre doação de sangue

 


Dia 14 de junho foi comemorado o dia mundial do doador de sangue. A data foi criada para conscientizar e estimular as pessoas ao redor do mundo a tornar a prática algo cada vez mais corriqueiro, visto que uma simples doação pode salvar de três a quatro vidas.




Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no ano de 2017 revelam que apenas 1,85% da população doou sangue. Os parâmetros da OMS se encontram na faixa entre 1% a 3%, contudo uma boa taxa de doação estaria em torno dos 5%, sendo assim, o Brasil estaria muito abaixo de possuir bons índices de doação de sangue.




Não existe nenhum procedimento que substitua a transfusão de sangue, e isso por si só já destaca a importância da prática, contudo alguns mitos ainda impedem que os números sejam maiores. Confira abaixo uma lista com 10 mitos e verdades sobre doação de sangue:




1- Doar sangue emagrece?


Mito. A doação não tem influência no seu peso, para mais ou para menos, e o sangue retirado será reposto em breve.


2- Posso contrair doenças?


Mito. Todo o processo de doação é muito seguro e o risco de contaminação é mínimo. Todo material utilizado é descartável e aberto na sua frente no momento da doação.


3- Posso transmitir doenças?


Verdade. Muitas doenças infecciosas são transmitidas pelo sangue, desta forma os testes realizados são extremamente necessários e honestidade para responder as perguntas é fundamental. Lembre-se, em um paciente debilitado, a contração de uma doença pode ter consequências fatais.


4- Idosos podem doar?


Verdade. A doação é permitida para pessoas com até 69 anos, visto que acima disso existe maior risco de doenças cardiovasculares, porém a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos.


5- Estou impedido de doar se tiver piercings ou tatuagens?


Mito. Pessoas com piercings e tatuagens recentes devem aguardar de 6 meses a 1 ano, pois ao perfurar a pele com agulhas ficamos suscetíveis a contração de doenças. Aqueles com piercings na boca ou na região genital precisam aguardar um ano após a retirada da jóia, visto que o risco de infecção nestas áreas é maior.


6- Não posso doar se estiver tomando medicação?


Mito. As substâncias contidas nos medicamentos que ficam diluídas no sangue são quase insignificantes e inicialmente não impedem a doação, contudo é necessário apresentar todos os medicamentos que você utiliza durante a triagem e cada caso será avaliado individualmente.


7- Grávidas não podem doar?


Verdade. A gestação é um período no qual a mulher necessita de uma grande quantidade de nutrientes para atender suas necessidades e as do feto. A doação é permitida depois de 3 meses em caso de partos normais e 6 meses para cesáreas, se ainda estiver amamentando, a mulher deve aguardar 12 meses.


8- Preciso estar em jejum?


Mito. É necessário estar bem alimentado para evitar algum tipo de mal-estar, contudo opte por refeições leves e evite alimentos gordurosos.


9- Posso doar se eu for menor de idade?


Verdade. A idade mínima para doação é de 16 anos, contudo é necessário uma autorização formal dos responsáveis.


10- Posso doar se tiver menos que 50 kg?


Mito. Doadores com peso inferior a 50kg não conseguem doar o valor mínimo estipulado para cada bolsa de sangue, que gira em torno de 405 mL de sangue.




Realização: Amil Saúde




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login