Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lei do copo azul de Sardelli beneficia diabéticos


Lei do copo azul de Sardelli beneficia diabéticos Chico Sardelli autor da lei do Copo Azul

 


Por iniciativa do deputado estadual Chico Sardelli (PV), já está em vigor a lei 16.796/18, a “lei do copo azul”, que beneficia diretamente portadores de diabetes. A legislação determina que todos os estabelecimentos comerciais no estado de São Paulo disponibilizem copos descartáveis em cor predominantemente azul com a inscrição \"zero açúcar\" de forma visível para utilização em máquinas de refrigerantes, inclusive na tampa.




Fica vedado o uso desses copos em sucos naturais ou artificiais. Os estabelecimentos que descumprirem a lei ficam sujeitos à multa. O objetivo da legislação é para proteger os consumidores, em especial os portadores de diabetes tipo 1 e 2 e demais pessoas que têm restrição ao uso dos açúcares.




No estado de São Paulo não existe diferenciação entre as embalagens utilizadas para o uso das bebidas, provocando muitos casos de erros que prejudicam a saúde do consumidor. Os portadores de diabetes são as maiores vítimas desses erros, sobretudo os diabéticos  tipo 1, majoritariamente crianças, adolescentes e jovens.




De acordo com a justificativa, ao consumirem nas redes de fast food, não é incomum erros na entrega das bebidas solicitadas, quando se solicita zero açúcar e no momento da entrega recebem bebida normal, sendo a única forma de diferenciação o paladar. As crianças com diabetes não têm como discernir facilmente o sabor entre zero açúcar e bebida com açúcar sendo de extremo perigo o erro do estabelecimento.




“A medida determinada nesta lei poderá salvar milhares de vidas de portadoras de diabetes. Ao consumirem a bebida correta não terão descontrole nas taxas glicêmicas. O consumidor tem direito de ser atendido no seu pedido sem a ocorrência de erro do estabelecimento comercial, ainda mais com sério prejuízo à saúde”, destacou Sardelli.


 


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login