Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Estação Cultural abre inscrições para oficinas de Patchaplique e Mosaico


Estação Cultural abre inscrições para oficinas de  Patchaplique e Mosaico Estação cultural oferece oficina de Mosaico


Oficinas de Patchaplique 3D e Mosaico estão com inscrições abertas na Estação Cultural da Fundação Romi




Visando o fomento da economia criativa e geração de renda, a Estação Cultural da Fundação Romi oferece mais duas oficinas de artesanato. Agora é a vez das técnicas de Mosaico e Patchaplique 3D. As atividades são uma ótima oportunidade para aqueles que buscam iniciar nessas artes. As inscrições para as oficinas começam nesta sexta-feira, dia 20 de julho. Oficina de Mosaico será oferecida aos sábados, das 08 às 11 horas, a partir de 18 de agosto e, a oficina de patchaplique 3D acontecerá às terças-feiras, das 13h30 às 16h30 a partir de 21 de agosto.




O artesanato é atividade econômica importante para a maioria dos municípios brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 67% das cidades no país têm o artesanato presente na economia. Não é algo do passado, embora muitos não percebam. Os objetos confeccionados de maneira manual estão em alta, e convivem com os industriais, sempre em busca do seu espaço no mercado. “A realização das oficinas de artesanato faz parte do Plano de Ação de 2018 da Estação Cultural da Fundação Romi, que visa oferecer à comunidade propostas para otimizar a geração de renda e fomentar a economia criativa local”, comenta o superintendente Vainer Penatti.




O mosaico é um artesanato muito utilizado para decoração de diversos itens. Há uma infinidade de adaptações e variações da técnica, materiais e aplicações a serem exploradas. Resumidamente trata-se da junção de pequenas peças de pedra, vidro, cerâmica, conchas, EVA, papelão, plásticos, dentre outros, que, unidos por colagem ou argamassa, formam desenhos ou acabamentos. O mosaico é uma forma original de customizar peças em geral.


 


 


Já a oficina de patchaplique 3D traz uma forma de trabalhar com o artesanato através da aplicação de retalhos em camadas de tecido a alguns outros materiais, fazendo com o trabalho ganhe outra roupagem. “A oficina vai ensinar, de uma maneira bastante prática, como aprimorar a técnica do patchaplique. Podendo, inclusive, ser uma nova fonte de renda”, conta a artesã Andrea Ferreira da Silva, proponente da oficina.




Os interessados devem realizar suas inscrições, presencialmente, a partir de 03 de julho, na Estação Cultural, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados, das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h ao meio dia. A Estação Cultural da Fundação Romi está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste. Mais informações podem ser acessadas através do site www.estacaocultural.org.br ou pelos telefones (19) 3455-4833 e 3455-4830.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login