Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prêmio Destaques Culturais homenageia artistas de Americana nesta terça-feira


Prêmio Destaques Culturais homenageia artistas de Americana nesta terça-feira Conselho Municipal de Cultura de Americana


 


Amanhã (14), às 19h30, na Câmara Municipal de Americana, será realizada mais uma edição do prêmio Destaques Culturais, que vai homenagear vários artistas que se destacaram em suas atividades no último ano, organizado pelo Conselho Municipal de Cultura em parceria com o Cerimonial da Câmara Municipal. A cerimônia é realizada com base em uma Lei de autoria da ex-vereadora Divina Bertália.




Pela lei, as câmaras setoriais que representam os segmentos culturais no município, se reúnem e fazem as indicações dos artistas, grupos ou projetos que receberão o prêmio.




Entre os homenageados deste ano estão Coletivo Porã (Cinema, Fotografia e Vídeo), Maracatu Estação Quilombo (Folclore, Artesanato, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos), Isabella Whitaker (Artes Plásticas), Juarez Godoy (Música), Anselmo Lima (Dança), Fim de Feira (Literatura) e Luciana Mizutani (Teatro).




Existe ainda o Prêmio Carroll Meneghel, que é uma premiação que contempla ações não só do ano que se passou, mas pela relevância dos trabalhos realizados como um todo. Neste ano, receberá a homenagem a UNEGRO Americana, por todo trabalho desenvolvido em defesa da cultura em nossa cidade, especialmente da cultura da comunidade negra.




Além das homenagens, teremos apresentações e intervenções na área de música, teatro, literatura e artes visuais. Se apresentarão o Maracatu Estação Quilombo, Vick Aisha, Sandro Livahck, Júlia Motta, Coletivo Ocuparte, Gabriel Cordeiro, A Família, Rafael Salatti, Câmara de Teatro, Letícia Quirino e a Associação Motta de Capoeira. Durante a cerimônia também terão exposições acontecendo da APOEMA, Coletivo Porã, Fim de Feira e Leonardo Smania.


 


COMCULT, Câmara Municipal e Secretaria de Cultura




O evento irá acontecer em meio a um clima não muito amistoso. Muitos artistas da cidade, como o próprio Conselho, não viu com bons olhos a tentativa do presidente da Câmara Municipal Alfredo Ondas (MDB) de fazer com que a cerimônia não fosse realizada.




“A edição do último ano teve um sentimento controverso. A classe artística se sentiu representada nas falas e intervenções que aconteceram, mas alguns políticos não gostaram das críticas que receberam e tentaram nos boicotar. Faz parte da luta. Este é o papel do artista, fazer a crítica social também e apontar caminhos. Os políticos precisam entender isso”, relata Denis Carvalho, último presidente do Conselho Municipal de Cultura de Americana.




Ele complementa dizendo que o COMCULT iria realizar a atividade de forma independente na Câmara: “Com a negativa do presidente da Câmara para fazermos a Lei ser cumprida, a realização do evento se tornou simbólica para a classe artística que pretende deixar o recado que a Casa do Povo é realmente do povo. O presidente da Câmara me procurou tempos depois e sinalizou interesse em realizar o evento. É bom, sinal de que estamos no caminho certo!”




As últimas semanas foram quentes também entre Conselho e Secretaria de Cultura em relação a não-publicação do edital que prevê o patrocínio de projetos de artistas da cidade. “Estamos muito descontentes da forma como o Secretário de Cultura Fernando Giuliani vem tratando este e outros casos, mas este tipo de retaliação não nos surpreende, já vimos isso. Temos muita coisa entalada na garganta. Amanhã é dia que os artistas terão visibilidade. Vamos ver o que eles tem a dizer”, diz o ex-presidente do COMCULT sobre o caso.




Vários artistas de Americana lançaram uma carta aberta, um vídeo e um abaixo-assinado na última sexta-feira (10) com a hashtag #CadêOEdital e se posicionam em relação ao tema.


 


Serviço


Destaques Culturais do Ano 2018


Data: 14 de Agosto de 2018


Horário: 19h30


Local: Câmara Municipal de Americana – Praça Divino Salvador, nº 5, Jardim Girassol


Entrada: Gratuita


Mais informações: https://www.facebook.com/events/2277139865850574


 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login