Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sardelli e Odair buscam soluções para combate à febre maculosa


Sardelli e Odair buscam soluções para combate à febre maculosa Deputado Sardelli e o secretário Odair Dias em reunião com técnicos do Meio Ambiente

 


Soluções para combate à febre maculosa em Americana foram discutidas pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV) e o secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, hoje à tarde (15/08), em São Paulo, com técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O órgão prestou esclarecimentos sobre as formas que o município pode atuar em relação às capivaras, principal hospedeiro do carrapato estrela, transmissor da doença, que já causou algumas mortes em Americana.


 


Odair Dias estará em reunião amanhã (16/08) na Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), em Mogi Guaçu, para definição de um trabalho emergencial com todos os profissionais da cidade da saúde e aqueles que têm contato com questões ambientais. O objetivo é reciclar conhecimentos e capacitar os profissionais para atender a população com mais efetividade e levar ao conhecimento da comunidade os cuidados para evitar a febre maculosa. A Secretaria Estadual também orientou que seja intensificada a divulgação junto à população para que evite as áreas de risco.


 


Entre as formas de atuação com as capivaras estão o monitoramento, controle de reprodução (esterilização) e sacrifício legal dos animais. \"Uma empresa especializada precisa ser contratada para definição das soluções cabíveis em cada ponto de concentração de capivaras. Estamos estudando as melhores ações para controle do carrapato estrela e evitar que outras mortes sejam registradas na cidade\", comentou Odair.


 


Durante a reunião também foi abordada a criação de um protocolo municipal de captura e soltura de animais e questões referentes à hortas tradicionais e orgânicas. Participaram da audiência Antônio Vagner Pereira, chefe de gabinete do Meio Ambiente, Vilma Geraldi, diretora do Departamento de Fauna do Estado e Danilo Angelucci de Amorim, coordenador de Biodiversidade e Recursos Naturais do Estado de São Paulo.


 


MORTES


 


Até agora, Americana foi a cidade do Estado de São Paulo que mais teve mortes por febre maculosa: nove.


 


l


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login