Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Missa, exposição e lançamento de selo marcam abertura dos 75 anos da Diocese


Missa, exposição e lançamento de selo marcam abertura dos 75 anos da Diocese Sé Catedral Santo Antônio (Imagem Horus Filme)


 


Atividades acontecerão dia 9, às 15h, em cinco matrizes simultaneamente


 


Tendo como tema “Queremos ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa” e o lema “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47), a Igreja Diocesana estará unida no domingo do Senhor, 9 de setembro, às 15h, na abertura oficial do Ano Jubilar em celebração dos 75 anos de criação e instalação da Diocese de Piracicaba. Missas solenes serão celebradas nas Regiões Pastorais, todas no mesmo horário.




Embora a diocese tenha sido criada em 26 de fevereiro de 1944 e instalada em 11 de junho do mesmo ano, a data de 9 de setembro foi escolhida para abertura das festividades devido a posse canônica do primeiro bispo diocesano, Dom Ernesto de Paula, ocorrida em 8 de setembro de 1945.




Em Piracicaba, as três regiões estarão unidas na celebração que ocorrerá na Sé Catedral Santo Antônio, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada pelos padres das 30 paróquias que compõem as regiões Piracicaba 1, 2 e 3.




Na Região Pastoral Capivari, a celebração ocorrerá na Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Rio das Pedras. Já na Região Pastoral Rio Claro, a missa será celebrada na Paróquia São João Batista, em Rio Claro, enquanto que na Região Santa Bárbara, os fiéis irão se reunir na Matriz Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste, e na região São Pedro, a celebração eucarística será na Matriz São Pedro, na cidade de São Pedro.




Padre Marcelo Sales, presidente da Comissão dos 75 anos, informa que os preparativos do Jubileu começaram no segundo semestre de 2016, quando uma comissão foi constituída para preparar as diversas atividades.  “Em setembro do ano passado lançamos o concurso diocesano para a escolha do Hino e do Logotipo oficiais do Jubileu. Em março desse ano, durante a missa dos Santos Óleos, ocorrida em 28 de março na Catedral, foram apresentados os vencedores. O autor do Hino, Carlos Roberto Furlan e do Logotipo, Thiago Torina, foram homenageados e presenteados”, lembra o sacerdote.




O Jubileu dos 75 anos da criação e instalação da Diocese de Piracicaba se estenderá até 8 de setembro de 2019. No decorrer do ano jubilar várias atividades serão desenvolvidas pelas diversas pastorais e movimentos que atuam na ação evangelizadora e missionária da nossa Igreja Particular. O encerramento está marcado para 8 de setembro de 2019, em Piracicaba, em local ainda a ser definido.


           


EXPOSIÇÃO 


 


No domingo, 9 de setembro, após a celebração ocorre simultaneamente em Piracicaba e em Rio Claro, a abertura da “Exposição Jubilar” itinerante. Ambas as mostras são compostas por 13 painéis que contém fotos históricas que mostram a trajetória e o crescimento de nossa Igreja Particular em sete décadas e meia de evangelização. Um roteiro foi elaborado para que a mostra percorra todas as paróquias da diocese no período de setembro de 2018 a setembro de 2019.


 


Em cada painel há, além de fotos, um resumo da história da criação e instalação da diocese a partir do trabalho de cada um dos cinco bispos diocesanos: Dom Ernesto de Paula, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, Dom Eduardo Koaik, piracicabano Dom Moacyr José Vitti e Dom Fernando Mason.




Todo o trabalho de pesquisa e seleção das imagens e elaboração dos textos foi realizado por uma comissão de curadores composta pelos padres Kleber Fernandes Danelon e Aparecido Barbosa, diácono Carlos Alberto Vila, Renata Gava e Everson Bonassi, sob a coordenação do padre Marcelo Sales, presidente da Comissão dos 75 anos.




SELO 


 


Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos será apresentando também em 9 de setembro, na Sé Catedral Santo Antônio, o Selo personalizado, alusivos aos 75 anos da criação e instalação da Diocese de Piracicaba pelos Correios. Com edição limitada, os interessados em adquirir o selo devem entrar em contato pelo telefone (19) 2106-7571.




DIOCESE DE PIRACICABA EM NÚMEROS: Território diocesano: 4.662 km2. População: 1.008.496 habitantes (IBGE – julho/2018). Municípios pertencentes à diocese: Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro. Regiões Pastorais: 7 (Capivari, Rio Claro, Santa Bárbara, São Pedro, Piracicaba 1, 2 e 3). Paróquias: 67 paróquias, 2 Quase-Paróquias e 2 Santuários Marianos. Clero: bispo diocesano, Dom Fernando Mason, 72 padres diocesanos, 60 padres religiosos e 50 diáconos permanentes. Pastorais e Movimentos: 55. Congregações: 12 masculinas e 11 femininas.  Seminários: 3 - Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, em Piracicaba; Seminário Filosófico \"Papa João XXIII\" e Seminário Teológico “São José”, ambos em Campinas. Escola Diaconal São Filipe: 29 alunos (candidatos ao diaconado permanente). Curso Diocesano de Teologia: 448 alunos.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login