Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana anuncia fim do despejo de esgoto no Ribeirão Quilombo


Americana anuncia fim do despejo de esgoto no Ribeirão Quilombo Omar Najar anuncia fim do despejo de esgoto em rio

 


A Prefeitura de Americana, por meio do Departamento de Água e Esgoto (DAE), conseguiu resolver a questão do despejo de esgoto sem tratamento no Ribeirão Quilombo, problema que se arrastava há anos e que era motivo de questionamento no Ministério Público. O prefeito Omar Najar e o diretor do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, falaram à imprensa na manhã desta terça-feira (2) sobre as ações e obras executadas no município que possibilitaram acabar com o despejo de esgoto “in natura” no ribeirão, cumprindo assim o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2010, que previa a cessação das emissões de esgoto oriundas dos bairros Nova Americana, Rasmussen e Conserva.


 


“Esta Administração tomou todas as medidas necessárias para sanar o problema e, após oito anos, está cumprindo um TAC de 2010 referente ao esgoto lançado no Quilombo, com investimentos na ordem de R$ 1 milhão. Americana cumpre portanto este compromisso com a promotoria e espera que as outras cidades à montante façam sua parte também. O empenho do DAE foi fundamental para esta conquista e agradecemos a empresa Jolitex que facilitou o trabalho dentro da sua área, ajudando a possível a execução das obras. Várias ações foram realizadas e muitas obras estão sendo feitas para que a cidade seja excelência em tratamento de esgoto, como a Estação d e Tratamento de Esgoto Balsa - Gruta, ampliação da ETE Cariob a, por exemplo”, disse o prefeito Omar Najar.


 


Foram duas obras realizadas e concluídas este ano. A primeira atende dois pontos e foi realizada entre a Rua Francisco Manuel e em frente da antiga indústria Joel Bertiê, na Avenida Bandeirantes próximo à Estação Ferroviária. A segunda obra foi realizada através do pátio da indústria Jolitex, ligando a Rua Tibiriçá com a Rua Anhanguera, obras que concluíram o TAC.


 


“Hoje não existe lançamento “in natura” de esgoto no ribeirão quilombo. Foi um serviço bastante trabalhoso, mas conseguimos eliminar esses quatro pontos de despejo. O lançamento de esgoto era pequeno, um litro por segundo, mas era uma questão de honra acabar com este problema. Americana está retornando para o primeiro lugar em tratamento de esgoto, a partir da administração do prefeito Omar Najar, será a cidade que melhor trata o esgoto na região”, concluiu o diretor Carlos Zappia.


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login