Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Denis Andia participa de reunião de implantação do Cross Regional


Denis Andia participa de reunião de implantação do Cross Regional Denis Andia durante reunião de anúncio do Cross Regional

O prefeito de Santa Bárbara d\'Oeste, Denis Andia, participou nesta quarta-feira (3) do evento de implantação do projeto piloto do Cross Regional da RMC - que vai agilizar a disponibilidade de vagas para pacientes de todos os municípios da região.




O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr. Marco Antonio Zago, de prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas), secretários municipais de Saúde, representantes do Cross e da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros. 




O Cross Regional (Central de Regulação e Ofertas de Serviços de Saúde) será responsável pela assistência e por regular as ofertas de serviços como atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise, aproximando as redes municipais de Saúde dos procedimentos que até então eram regulados em São Paulo, na sede geral do Cross. Serão atendidos 42 municípios de toda a região. 




A descentralização do sistema e a implantação do Cross Regional foi defendida pelo prefeito Denis Andia em reunião com o secretário de Estado da Saúde no mês de agosto. Na ocasião, na sede da secretaria na capital paulista, Denis liderou o grupo de prefeitos da RMC que solicita a maior agilidade para o atendimento médico oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo, principalmente os casos de cirurgias eletivas, vagas de UTI, tratamentos de várias especialidades, situações de urgência e emergência.




“Hoje celebramos uma vitória metropolitana e uma conquista para os cidadãos de todos os municípios da RMC, inclusive Santa Bárbara d’Oeste. Com o Cross Regional, as vagas e procedimentos do Estado não serão mais distribuídas lá pela capital e sim por aqui, pelos próprios profissionais da região. A tendência é que vagas hospitalares, cirurgias e tratamentos sejam disponibilizados com mais agilidade ao cidadão”, comentou o prefeito Denis Andia.




A diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Ester Viana, ressaltou a importância da participação do prefeito Denis Andia na luta pela implantação do Cross Regional. “Na reunião em São Paulo, no mês de agosto, o prefeito Denis teve um papel importante e fundamental em explicar ao secretário as reais necessidades da região”, disse.




“A criação do núcleo regional de regulação unifica redes locais e aproxima os pacientes do SUS, garantindo agilidade, transparência e equidade dos processos. A implantação do Cross Regional ocorre por conta de uma luta dos prefeitos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago. 




Sobre o sistema




O Cross Regional possui um sistema on-line, que busca vagas disponíveis em várias unidades na região de origem do paciente e eventualmente em todo o Estado. Assim, é possível encontrar e direcionar o paciente para o serviço necessário, conforme disponibilidade e capacidade de atendimento, organizando os fluxos de pacientes que necessitam de vagas. Serão 16 profissionais atuando no serviço, que funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, nos mesmos moldes do Cross da capital. O investimento para implantação do sistema - que ocorrerá em 60 dias - no prédio da DRS-7 (Diretoria Regional da Saúde), em Campinas, foi de R$ 836 mil, com custeio mensal de R$ 530 mil.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login