Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cross regional da Saúde deve agilizar assistência aos pacientes


Cross regional da Saúde deve agilizar assistência aos pacientes Primeiro núcleo regional de regulação de vagas na Saúde foi anunciado em solenidade em Campinas

 


O projeto-piloto de regionalização da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) foi lançado hoje (03/10) em Campinas. Esse primeiro núcleo será implantado no Departamento Regional de Saúde (DRS-7) de Campinas, auxiliando na viabilização da assistência a pacientes dos 42 municípios da região que necessitarem, por exemplo, de atendimentos de urgência e emergência, oncologia e hemodiálise.




A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago, da diretora técnica da DRS-7, Mirella Povinelli, da coordenadora regional de Saúde, Márcia Bevilacqua, do secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, do prefeito de Nova Odessa e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), Benjamim Bill Vieira de Souza, do prefeito de Santa Bárbara d´Oeste, Denis Andia, entre outros prefeitos e vice-prefeitos da região, secretários municipais de Saúde, diretores de DRS de outras regiões do Estado, Ester Viana, diretora da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) e profissionais ligados ao setor.




O deputado estadual Chico Sardelli estava atuando junto ao governo pela implantação desse projeto, mas não pôde participar do evento por restrições da legislação eleitoral, sendo representado por assessores. “É um dia histórico para a saúde regional, já que esse sistema vai agilizar muito o encaminhamento dos pacientes, tendo assistência mais próxima de sua cidade e adequada para o seu caso. Era uma das principais reivindicações da região e agora estamos sendo pioneiros”, comentou. O funcionamento do sistema deve acontecer em até 60 dias. A regulação é feita atualmente por São Paulo.




O serviço funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos mesmos moldes da matriz Cross, localizada na capital. Oferecerá ainda o recurso de telemedicina, permitindo a discussão de casos e cenários entre profissionais de hospitais distintos, além de operar em cogestão com os complexos reguladores municipais.




A diretora Mirella destacou que a DRS-7 abrange uma população de 4,5 milhões de habitantes. A média mensal de atendimentos previstos na Cross regional é de 6 mil solicitações de regulação (urgência, emergência e leitos), 250 regulações na rede de oncologia e 68 para hemodiálise.




A Cross possui um sistema online que busca vaga disponível em várias unidades (não apenas nos hospitais estaduais), na região de origem do paciente e, eventualmente, em todo Estado, conforme o recurso necessário. Dessa forma, é possível buscar o atendimento adequado ao paciente, no local mais próximo com disponibilidade e capacidade para atender casa caso. Todos os casos são cadastrados pela unidade de origem do paciente, a quem também compete viabilizar a transferência de pacientes regulados.




“A criação do núcleo regional de regulação, com o piloto em Campinas, demonstra nosso empenho em fortalecer a assistência descentralizada, unificando as redes locais e aproximando os pacientes do SUS. O sistema garante agilidade, maior transparência e equidade nos processos, afirmou o secretário Zago.


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login