Seja bem vindo
Santa Bárbara,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

João Dória e Márcio França disputam o 2º turno da eleição em São Paulo


João Dória e Márcio França disputam o 2º turno da eleição em São Paulo João Dória e Márcio França vão disputar o Palácio dos Bandeirantes no segundo turno (Imagem G1)


João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB) decidirão em segundo turno, no próximo dia 28, quem será o futuro governador de São Paulo. O resultado ficou matematicamente confirmado às 22h, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 99,96% das urnas apuradas, o tucano obteve 6.428.890 votos (31,77%) no primeiro turno e o pesebista, 4.357.428 votos (21,53%), segundo o TSE. Paulo Skaf recebeu 4.268.420 votos (21,09%) e ficou em terceiro lugar.







Com uma diferença de 89 mil votos entre o segundo e terceiro colocados, quando a apuração estava em 98% das urnas ainda não era possível saber quem disputaria o segundo turno com Doria.






Após confirmação de que haverá segundo turno, Doria e França fizeram pronunciamentos.






Doria disse ter orgulho de ter vencido em São Bernardo do Campo e na região metropolitana, redutos petistas. \"[Vou] combater o PT, o petismo e as vigarices\".






\"Serei duríssimo com o adversário Márcio França. Contra a esquerda, contra genéricos do PT, serei o mesmo joao Doria que venceu o PT em São Paulo. Pois à esquerda do Márcio França será derrotada pelos mesmos brasileiros que derrotaram Lula e o PSDB\", afirmou.






O tucano também deixou claro o seu apoio a Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno à Presidência.






Doria começou seu discurso cumprimentando seu padrinho político e candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, por ter sido um guerreiro em uma campanha difícilima. Também cumprimentou os adversários.






Segundo a apuração do TSE:




Luiz Marinho (PT) obteve 2.561.948 (12,66%)
Major Costa e Silva (DC), 747.242 (3,69%)
Rogerio Chequer, 672.916 (3,69%)
Rodrigo Tavares (PRTB), 649.415 (3,21%)
Professora Lisete (PSOL) obteve 506.990 (2,51%)
Professor Claudio Fernando (PMN) 28.657 (0,14%)
Toninho Ferreira (PSTU), 16.192






As candidaturas de Marcelo Candido (PDT) e Lilían MIrando (PCO) estão sob júdice e os votos não foram computados.






O atual governador, Márcio França, deu uma arrancada final e passou Paulo Skaf só nas urnas. Ao longo de toda eleição, Doria e Skaf se mantiveram praticamente empatados, ambos oscilando na casa dos 20%. Só França cresceu significativamente: de 4%, no primeiro Datafolha, a 16% na última pesquisa do instituto.







A eleição estadual foi pautada pela disputa presidencial, que influenciou significativamente os debates e entrevistas entre os postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. Enquanto uns se mostravam contrários ao PT, outros usavam seu tempo de TV para convocar para atos contra Jair Bolsonaro (PSL).






A segurança pública capitaneou os temas mais falados pelos candidatos, que chegaram a prometer mais batalhões da PM ou incentivo à polícia científica sem sequer incluir as propostas nos planos de governo. Como o G1 mostrou, nenhum dos 6 candidatos mais bem colocados nas pesquisas apresentaram propostas para combater a facção PCC, que domina os presídios no estado.






Os candidatos tentaram atrair os votos das mulheres e propuseram aumentar o número de delegacias da mulher, bem como ampliar seus horários de funcionamento.






A campanha também foi marcada por um ataque a tiros sofrido pelo candidato Major Costa e Silva (DC) e pelo indeferimento de duas candidaturas do PCO ao governo do estado.


 


Fonte: G1








COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login