Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Enfermagem consegue na Justiça do Trabalho prorrogar mudança de escala de trabalho para janeiro


Enfermagem consegue na Justiça do Trabalho prorrogar mudança de escala de trabalho para janeiro Categoria protesto contra medidas anunciadas pela Prefeitura na escala de trabalho

A exemplo de um grupo de técnicos de raio-x que conseguiu na Justiça do Trabalho prorrogar por três meses, o prazo de implantação do novo regime de escala de trabalho nos Prontos-Socorros Dr. Edison Mano e Dr. Afonso Ramos, um grupo da enfermagem (enfermeiros e técnicos) obteve, nesta quarta-feira, vitória na Justiça do Trabalho, também prorrogando para janeiro a mudança nos horários de trabalho. A liminar foi conseguida pelo advogado Fábio Previero Schaefer, do escritório Dias, Menezes e Previero Advogados Associados, de Campinas. O grupo de radiologia médica é representado pelo advogado José Eduardo Rodrigues da Silva. A nova escala de trabalho entraria em vigor nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, de acordo com instrução normativa expedida pela Secretaria Municipal de Saúde.




Pelas mudanças, os servidores (mais de 300) passariam a fazer escalas de 6 x 1 na enfermagem e 5 x 1 no raio-x, deixando o sistema de trabalho de 12 x 36 horas, tendo folgas no final de semana a cada 45 dias. Também perderiam a jornada de 30h semanais que a enfermagem conseguiu após muitas lutas da categoria. 




No final do mês passado, um grupo de servidores esteve na Câmara solicitando apoio dos vereadores no sentido de sensibilizar a Administração Municipal para que mantenha o sistema atual de escala de trabalho. As alterações propostas pela Prefeitura impedem a escolha de folgas e dificultam a conciliação com outros empregos, já que uma boa parte deles trabalham em dois empregos, para poder compor a renda familiar, uma vez que os salários são baixos. 




Para a servidora Daiane, a prorrogação obtida na Justiça do Trabalho foi uma \"grande conquista\". \"Estamos lutando por condições de trabalho. Não podemos sair do serviço tarde da noite e entrar às 10h30, tem condições de horários do transporte, escola dos filhos, entre outros problemas que as mudanças acarretam para a categoria\", avalia.




A reportagem não teve acesso ainda à decisão da Justiça do Trabalho, mas no caso dos técnicos de raio-x a juíza Mari Angela Pelegrini, da Vara do Trabalho de Santa Bárbara d\'Oeste, ela considerou a mudança dentro da lei, mas o prazo dado pelo município não foi adequado. A Prefeitura comunicou os servidores com 30 dias de antecedência. O prazo maior, segundo a juíza, é para que os trabalhadores possam se programar para a nova organização definida pelo município.




A Prefeitura informou que vai recorrer das decisões que beneficiaram os servidores do raio-x e da enfermagem. 


 


No final da semana passada, servidores da saúde publicaram postagem nas redes sociais sob o título \"Enfermagem de Luto\" demonstrando seu descontentamento com a medidas, enumerando os problemas com as alterações e criticando condições de trabalho nos dois prontos-socorros do município


 


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login