Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em resposta a Dr. José, Prefeitura diz que ressonância e tomografia são realizadas pelo SUS


Em resposta a Dr. José, Prefeitura diz que ressonância e tomografia são realizadas pelo SUS Vereador Dr. José recebeu reclamações sobre demora por esses exames

 


Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José, sobre a realização de exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, a Administração Municipal informou que esses tipos de exames são agendados nas referências SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado, via CROSS (Centro de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), distribuídos por cotas que variam de acordo com a disponibilidade do serviço e realizados nos municípios que integram a DRS VII.




O vereador perguntou sobre o número de pacientes que aguardam na fila de espera por esses exames, quantos pacientes são atendidos por mês pelo Estado ou município, qual é o prazo de espera para a realização desses exames, mas a Prefeitura ignorou os questionamentos. A resposta informa que o município não dispõe desses equipamentos para os exames, nem tampouco possui convênio com clínicas especializadas para atender a população.




O município salienta que os agendamentos dos procedimentos são realizados pela Central de Regulação Municipal e ocorrem conforme as solicitações médicas, distribuídos dentro do total de vagas mensais (não informou quantas), as quais são disponibilizadas pelo Estado. “Além disso, são levados em consideração os critérios de prioridade médica, programação de intervenção cirúrgica, tempo de espera e programação de retorno com o médico que solicitou o exame. Esse processo é realizado e revisto mensalmente pelo médico regulador municipal. Considerando que os pedidos são diários, qualquer número informado estaria imediatamente desatualizado”, diz a nota oficial.




Ainda de acordo com a Prefeitura, a tomografia e a ressonância vêm sendo realizadas pelo Programa Zera Fila, mediante convênio com a Santa Casa, mas a Administração também não informou o número de exames realizados. Quanto à realização de mamografia, a Prefeitura respondeu que esse exame pode ser agendado para o dia seguinte ao da consulta.




Para o Dr. José, o diagnóstico por imagem é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para a realização de diagnósticos de diversas doenças, desde uma fratura ou rompimento de ligamento até a detecção de um câncer. Ele também apontou que, em Santa Bárbara d’Oeste, há uma demanda grande de pacientes da Rede Municipal de Saúde, atendidos pelo Sistema Único de Saúde, que necessitam da realização desses exames. “Infelizmente, como de praxe, o município não fornece os números”, criticou o vereador.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login