Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sinfônica de Piracicaba recebe pianista de destaque no cenário internacional


Sinfônica de Piracicaba recebe pianista de destaque no cenário internacional Gabriel Rhein - Schirato atua no Theatro Municipal de São Paulo (Imagens Rodrigo Alves)

 


Radicado na Europa há mais de 30 anos e aclamado pela crítica internacional como um dos mais talentosos intérpretes de piano na atualidade, Fabio Luz é o solista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) no 9º concerto da Temporada 2018. As apresentações gratuitas acontecem no sábado, 27, às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. O programa tem como regente convidado Gabriel Rhein-Schirato, reconhecido como um dos principais nomes da nova geração de maestros brasileiros.




O programa começa pela abertura da ópera \"Os Mestres Cantores de Nuremberg\", composta em 1868 por Richard Wagner. Na sequência, Fábio Luz e a OSP apresentam \"Concerto para piano e orquestra nº 20\", peça de 1785, de autoria de Mozart. Para o encerramento, o público assiste à fantasia para orquestra \"Uma noite no Monte Calvo\", escrita por Modest Mussorgsky em 1867 e rearranjada por Leopold Stokowski para o clássico desenho de animação Fantasia, da Disney.




Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris, Fábio Luz reside na Itália, onde coordena o Departamento de Piano da Escola Superior Città dela Musica e del Teatro. Ele preside a Fundação Franz Liszt, com sede na França. Atuou como diretor artístico do Instituto Municipal de Música Giuseppe Verdi. Mantém intensa agenda de recitais e concertos no país em que está radicado e também nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Grécia.




A apresentação em Piracicaba é a última de Fábio Luz em solo brasileiro em 2018. Desde o início de outubro, ele fez recitais em sua cidade natal, Sorocaba, e em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Depois disso, segue para Milão e Lisboa. \"Seu cuidado na execução de uma obra transcende em muito o de uma simples e correta execução, para se transformar em uma instigante interpretação\", diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, que também é regente da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo.




Para a regência do concerto, a OSP recebe o maestro Gabriel Rhein-Schirato, coordenador do Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo, na Escola Municipal de Música da capital paulista. Paulistano formado na USP (Universidade de São Paulo), ele fez especialização e pós-graduação em Stuttgart e Bremen, na Alemanha. Entre 2011 e 2014, Gabriel foi maestro-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. No ano passado, atuou como regente convidado da OSP, em outubro de 2017, no concerto com a soprano Eliane Coelho.




As ações da Temporada 2018 da OSP são realizadas pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação.




São patrocinadoras, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, as empresas Hyundai, Caterpillar, Oji Papéis Especiais e Raízen, e copatrocinadores Grupo Pizzinatto e Indústrias Marrucci.




A OSP conta também com o apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM.




TEMPORADA 2018 – Integram a Temporada 2018 quatro projetos pedagógicos, que somam 36 mil pessoas contempladas desde 2015, quando a OSP passou por total reestruturação.




O projeto ABC do Dó, Ré, Mi tem duas sessões mensais no Teatro do Engenho, para crianças da rede municipal de ensino. O espetáculo é ancorado na linguagem de humor, em que se fundem música e teatro. São 18 músicos, um maestro e um ator.




Já no projeto Música nas Escolas, quartetos de cordas, madeiras e metais visitam três escolas da rede municipal por mês para demonstrar aos alunos que qualquer gênero musical pode ser executado por uma orquestra.




A OSP oferece ainda ensino de instrumento musical na Escola Municipal Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, para 25 crianças entre 7 e 11 anos. O projeto começou de forma experimental no segundo semestre de 2017 e se consolidou em 2018. As aulas são semanais, no contraturno escolar, ministradas pelo violinista Denis Usov.




Além disso, antes dos ensaios gerais abertos ao público, às 16h30, a OSP oferece as palestras O Meu Concerto de Hoje, concebidas para que o público amplie sua visão sobre os múltiplos aspectos que cercam a música erudita, o contexto das composições, as conexões históricas importantes e o significado de grandes obras musicais.




SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Dia 27 de outubro, às 17h30 e às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (avenida Doutor Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Entrada gratuita. Mais informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login