Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Obra da adutora do Marcelo está 50% concluída em Sumaré


Obra da adutora do Marcelo está 50% concluída em Sumaré Rede de adutora do Marcelo em Sumaré (Imagem Divulgação)

 


A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, já concluiu 50% da obra de implantação da nova adutora de água bruta do Marcelo. No total, 650 metros da adutora já foram instalados na rua Marcelo Pedroni, próximo a captação da Represa do Marcelo. A obra passará ainda pelas ruas Tiradentes e José Ferreira Gomes, na região central da cidade.


 


No total, a nova adutora terá 1,3 quilômetros de extensão e será responsável por levar água bruta da Captação do Marcelo até a ETA I, estação de tratamento de água localizada na Vila Menuzzo, para tratamento e posterior distribuição à população de 55 bairros abastecidos pela estação. A intervenção vai melhorar o abastecimento de água em toda a região central, onde vivem cerca de 80 mil pessoas, e o investimento previsto é de R$ 1,1 milhão.


 


Essa obra faz parte de um plano de investimento da concessionária que contempla também a modernização e ampliação do sistema ETA I, responsável pelo abastecimento de 30% do município. Atualmente esse sistema depende das três captações (Horto I, Horto II e Marcelo) operando simultaneamente para abastecer a região central da cidade. Com a nova adutora, será possível também operar com duas das três represas, em situações de emergência, por exemplo parada de energia, alguma variação da qualidade da água bruta, etc.


 


A nova adutora está sendo construída em PVC Defofo, material mais resistente a rupturas. “As adutoras atuais são de fibrocimento, material muito suscetível a rompimentos”, explica Cleber Salvi, gerente de Operações da BRK Sumaré. Além disso, trata-se de uma adutora de água bruta, ela não faz a distribuição para população e sim transporta água da represa para a ETA I. Dessa forma, seu rompimento impacta toda a região abastecida pela ETA I. “Com a troca reduziremos consideravelmente as intermitências no abastecimento provocadas pelos rompimentos dessa adutora”, completa o gerente.


 


Outra alteração é no diâmetro da adutora. Atualmente duas adutoras, uma de 150 milímetros e outra de 200 milímetros, ligam a captação do Marcelo à ETA I. A nova adutora será de 400 milímetros, já prevendo o crescimento da população e, com isso, da demanda futura de água, respeitando os volumes de captação autorizados.


 


A adutora de 200 milímetros será mantida como reserva a ser usada quando a nova passar por serviços e manutenções e a de 150 milímetros deixará de ser utilizada. “Trata-se de uma obra de grande importância para melhorar e ampliar o abastecimento de água e evitar interrupções no fornecimento à população”.


 


Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK divulga o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. Um folheto com explicações sobre a obra também foi distribuído na região central. Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição da população o telefone 0800 771 0001.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login