Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Consulado realiza 1ª Festival de Cultura Leta no Brasil


Consulado realiza 1ª Festival de Cultura Leta no Brasil Músicos letos se apresentam em escolas de Nova Odessa




O Consulado Honorário da Letônia no Brasil, a ALASC (Associação Leta da América do Sul e Caribe) e a ABCL (Associação Brasileira de Cultura Leta) convidam para o 1º Festival de Cultura Leta no Brasil, em comemoração ao Centenário da Proclamação da República da Letônia, que acontece de 14 a 18 de novembro, em Nova Odessa – com apoio da Prefeitura, através da Diretoria de Cultura - e em Americana.




A Letônia completa este ano o Centenário da Proclamação de sua República no dia 18 de novembro. Apesar dos 100 anos de sua existência como país,  sua história foi marcada por um período negro de ocupação soviética. A  reconquista da liberdade foi um verdadeiro milagre pois aconteceu sem guerras. Desta forma, este Centenário está sendo comemorado com muito amor e gratidão, tanto na Letônia como em outros países onde há comunidades letas.




O logo do Centenário escolhido na Letônia é \"Letônia 1∞\", com o símbolo do infinito desejando vida infinita à Letônia, além da frase \"Eu sou Letônia\". Assim sendo, em nossos eventos no Brasil tentamos também incorporar estes símbolos.




A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 16 de novembro, sexta-feira, no Teatro Municipal Divair Moreira, em Nova Odessa, com a presença das seguintes autoridades da Letônia: Benjamim Bill Vieira de Souza, prefeito de Nova Odessa; Atis Sjanits, Embaixador para as Diásporas;  Jolanda Borite, assessora do Ministério da Cultura e diretora dos eventos Letônia 100 anos; Dagnija Kupce, artesã que confeccionou no tear a bandeira leta viajante.




Representando a comunidade leta na Venezuela, receberemos Guntars Gedulis, músico e regente, e representando a comunidade leta na Argentina receberemos a sra. Anita Zalts. Após a abertura, a Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa \"Professor Gunars Tiss\" apresentará um Concerto de Boas Vindas aos participantes, com um belo repertório de músicas brasileiras de grandes compositores, para que os estrangeiros também possam conhecer um pouco da cultura brasileira.


 


LETOS


 


Os letos no Brasil historicamente concentraram-se em várias localidades, entre elas Nova Odessa, São Paulo, Varpa (distrito de Tupã - SP), Monte Verde (MG), Curitiba, Florinópolis e Ijuí (RS), entre outras. A imigração leta para Varpa foi uma verdadeira epopéia de fé, nos idos anos de 1922, quando 22.000 letos vieram desbravar o interior do Estado de São Paulo, em busca de terras agriculturáveis e de missão religiosa. No dia 14 de novembro, quarta-feira, apresentaremos o filme \"Varpa - Terra Prometida\", que apesar de ser originalmente em leto, terá legenda em português.




O Festival contará com vários eventos (programa anexo) visando aproveitar ao máximo  a oportunidade de reunir um grupo tão grande de letos não só do Brasil mas também da América do Sul e Letônia. Como parte da programação, receberemos o grupo de danças \"Dzirnas\" da Letônia (20 pessoas), que inaugurará sua presença no Brasil, apresentando-se no dia 14 de novembro, às 9h, no Clube da Melhor Idade de Nova Odessa. Este grupo também se apresentará para as crianças em várias escolas da cidade. No dia 15 de novembro, feriado, às 19 h, junto com o grupo de danças letas \"Staburags\" vindo de Ijuí-RS, também com 20 integrantes, se apresentarão na Feira Noturna, que acontece na Praça José Gazzetta.




Como parte do Festival, teremos a Conferência \"Eu sou Letônia na América do Sul\", formada por 4 blocos de palestras e debates sobre temas diversos afeitos à comunidade leta na América do Sul, retratando principalmente os desafios presentes e futuros. Maiores detalhes sobre as palestras poderão ser vistos no site.




O evento principal, que foi chamado de Grande Festival \"Com a Letônia no Coração\", acontecerá no sábado, dia 17 de novembro, às 18 h, no Teatro Municipal de Americana Lulu Benencase. Neste espetáculo, se apresentará o Coral Leto do Brasil, que integra os corais de Nova Odessa, São Paulo e Varpa, os grupos de danças \"Dzirnas\" da Letônia e \"Staburags\" do Brasil, e Grupo de Câmara da Banda Sinfônica Municipal de Nova Odessa. Haverão também algumas encenações teatrais e projeções audiovisuais. O espetáculo foi idealizado como uma apresentação musical e cenográfica inserida em uma dramaturgia histórica. Serão destacados os eventos mais significativos da história da Letônia durante os seus 100 anos de existência como tal. A apresentação se inicia com uma criança de alguma família leta no Brasil olhando um álbum com fotos antigas. Fica curiosa e pergunta ao avô de onde são as fotos, onde aparece Riga, capital da Letônia. O avô então começa a contar a história da Letônia, de onde ele veio. Para envolver o público presente, serão apresentadas imagens, sons e vídeos num telão, com informação complementar, sobre a narrativa que está sendo apresentada. Os títulos das músicas e resumo de seu conteúdo em português também serão apresentados no telão.




Como destaque especial teremos a presença da Bandeira Leta Viajante acompanhada de um Livro de Desejos que já passou por praticamente todos os países onde há comunidades letas e eventos comemorativos do Centenário da República da Letônia e sua última parada será no nosso evento no Brasil, antes de retornar à Letônia no dia 18 de novembro de 2018.




No domingo, dia 18 de novembro, data da Proclamação da República da Letônia, haverá um Culto Solene de Agradecimento na Igreja Batista da Fazenda Velha, seguido de Almoço de Encerramento (Galeto). Após o almoço, os presentes poderão deixar seus votos à Letônia no livro que acompanha a Bandeira Leta Viajante.


  


TRADIÇÃO LETA




O povo letoniano tem a tradição de sempre cantar, em qualquer evento, nas alegrias ou nas tristezas. Desde 1873 acontecem a cada 5 anos mega festivais de música e dança folclórica, chamados “Dziesmu un Deju Svetki”, reunindo mais de 16.000 coralistas e 16.000 dançarinos.




Os Festivais da Canção e Dança fazem parte da identidade nacional da Letônia. Acontecem a cada 5 anos e participam cerca de 35.000 membros, incluindo corais, grupos de danças, bandas musicais e grupos folclóricos. Na abertura do festival ocorre o sensacional desfile dos participantes, todos vestindo seus trajes típicos e levando flores nas mãos. O encerramento do festival é feito na arena ao ar livre na Reserva Florestal Mezaparks. No período entre um festival e outro acontece a preparação do repertório e as provas seletivas dos futuros participantes. Canto coral e danças folclóricas integram o conteúdo educacional das escolas desde a mais tenra idade e perdura até a idade adulta. O Festival da Canção e Dança da Letônia foi registrado como Relevante Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade na UNESCO em 2003.




O primeiro Festival aconteceu em 1873 em Riga e perdura até os dias de hoje, sendo que em 2018 aconteceu o 26º Festival. Inicialmente os Festivais tinha apenas a participação de corais, mas a partir de 1948 grupos de danças folclóricas também passaram a participar. Os Festivais só não se realizaram nos períodos de guerras. Com a ocupação soviética, a tradição foi mantida pelos letos exilados em diversas partes do mundo, seja no Canadá (14 vezes), nos EUA (14 vezes) e na Europa (em vários países). Na Austrália, os letos já organizaram 54 eventos que chamam de Dias da Cultura Leta. Apesar do costume de cantar em corais ser antigo também entre os letos residentes no Brasil, esta será a primeira vez que um Festival deste tipo está sendo organizado aqui.


 


 






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login