Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa começa a recadastrar pacientes da rede pública de saúde


Nova Odessa começa a recadastrar pacientes da rede pública de saúde Lançamento do programa de recadastramento em Nova Odessa

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está realizando o programa de recadastramento de todos os pacientes da rede pública, além do Cartão +Saúde Nova Odessa. O secretário Vanderlei Cocato explicou que o principal objetivo do recadastramento é diminuir o número de prontuários e, consequentemente, conhecer quem realmente é do município. O recadastramento será feito por agendamento e começa nesta nesta segunda-feira, dia 26, em um espaço que foi cedido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico nas dependências do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) e totalmente adaptado para atender as necessidades da Secretaria de Saúde. A expectativa inicial é que o recadastramento leve 18 meses para ser concluído.




Para a realização do recadastramento, a Secretaria de Saúde firmou parceria com a empresa Maestro Sistemas Públicos. Wilian Josué, diretor da empresa, disse que, com base em dados de municípios onde o sistema já existe, é possível, com o recadastramento, diminuir em até 66% a “invasão” de pacientes de outras cidades; em até 58% a solicitação de exames laboratoriais e em até 46% o encaminhamento de pacientes para o Ambulatório de Especialidades.




“Nova Odessa está propondo uma nova forma de gestão na Saúde. A Central de Atendimento vai funcionar através de agendamentos. Os usuários devem procurar a UBS (Unidade Básica de Atendimento) onde já são atendidas e agendar o dia e horário para o recadastramento. Na Central, o usuário vai levar uma série de documentos, que serão conferidos. Estando tudo em ordem, o cartão é emitido. Isso vai garantir um grande controle, porque o serviço de Saúde oferecido não é ruim. O problema está na forma como ele é consumido”, disse Josué. “Quem não comprovar que é mesmo de Nova Odessa, terá o atendimento eletivo negado”, completou.




PIONEIRA


 


Durante o lançamento - que foi acompanhado por secretários, diretores, equipes da Secretaria de Saúde, vereadores, representantes de entidades e conselheiros municipais de saúde -, Cocato frisou que Nova Odessa é a primeira cidade da microrregião a implantar o recadastramento e lançar o Cartão +Saúde. “Quando assumi a secretaria, tínhamos 200 mil prontuários. Esse foi o nosso sinal de alerta, de que era hora de fazer alguma coisa. Claro que existem prontuários em duplicidade dos nossos moradores, mas muitos pacientes são de outras cidades. Quem merece atendimento de qualidade, seja nos postos, odontologia e ambulatório e medicamentos disponíveis a toda hora é o morador de Nova Odessa”, disse.




O chefe de Gabinete, André Faganello, fez questão de ressaltar a luta de Cocato para implantação do serviço. “Eu tive a felicidade de acompanhar essa luta e participei de várias reuniões para que esse dia fosse possível. Todas as cidades têm problemas na Saúde, mas aqui em Nova Odessa temos um secretário que arregaça as mangas e trabalha para resolvê-los”, garantiu Faganello. Já o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, disse que Nova Odessa dá um grande passo com o novo serviço. “O recadastramento vai trazer inúmeros benefícios para o morador de Nova Odessa, para quem realmente é da cidade e precisa do melhor atendimento possível. Aqui não falta recurso, o problema é que recebemos muita gente de fora”, alertou o vereador, que representou o Legislativo junto com o também vereador Wladiney Brígida, o Polaco.


 


TREINAMENTO


 


A equipe que atuará no recadastramento participou de um treinamento de boas práticas de atendimento ao público, organizado pela Maestro Sistemas Públicos. O espaço dentro do CTVP será dividido em triagem, protocolo e recepção, com nove servidores atuando no recadastramento, sempre entre 7h e 16h.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login