Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Autor vinhedense lança livro com fatos históricos sobre a ocupação do território na região


Autor vinhedense lança livro com fatos históricos sobre a ocupação do território na região Lançamento acontece nesta quinta-feira em Vinhedo







“Vinhedo: das aldeias indígenas aos condomínios fechados” é parte da dissertação de mestrado de Rodrigo Paixão em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC.





Um estudo minucioso e contestador de fatos até então narrados como ‘verdadeiros’ sobre a ocupação do território na região, onde está localizado o município de Vinhedo, levou o escritor e professor Rodrigo Paixão a pesquisar também a fundação de cidades como Jundiaí e Campinas. 





O trabalho resultou no livro “Vinhedo: das aldeias indígenas aos condomínios fechados”, obra com 250 páginas, que será lançada no próximo dia 29/11, às 19h, na LIVRI em Vinhedo. O evento contará com debate dos especialistas Fernando Antonio Abrahão, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico da Unicamp e de Jean Camolezze, historiador em Jundiaí. 





O autor reconstruiu a exploração do território pelos indígenas, detalhou a importância das sesmarias e da agricultura na formação dos espaços urbanos, desde o cultivo do açúcar, café, uva até os condomínios. “Hoje, muitos que residem em Jundiaí e Campinas passam diariamente por estradas e ruas que ligam as duas cidades e não se dão conta da importância dessas rotas para o surgimento dos municípios, abertas pelos povos originários, ocupadas pelos afrodescendentes e utilizadas por imigrantes, como é o caso da SP-332, a Estrada da Boiada, ou mesmo a conhecida Estrada Velha Campinas/São Paulo”, frisou o autor.

 



Inicialmente, surgiu Jundiaí; depois Campinas e, em 1949, Vinhedo, objeto de estudo do autor, que sediou um dos mais importantes refúgios de africanos e afrodescendentes escravizados: o Quilombo de Rocinha.





Pesquisas avançadas concluem que o então povoado de Rocinha era referência de pouso para tropeiros muito antes dos relatos históricos atuais, nos idos de 1840. Os estudos apontam para a importância da chegada dos suíços, alemães e espanhóis, não somente dos italianos. 





A obra enfoca a Fazenda Cachoeira, localizada na região da Serra dos Cocais, um dos maiores latifúndios da região, patrimônio histórico tombado pelo Condephaat, pulmão regional de preservação natural. “A fazenda ainda resiste à especulação imobiliária, embora o município tenha sido tomado pelos loteamentos fechados, dando causa à desordem na ocupação do território”, afirmou. 





Duas famílias poderosas de São Paulo - Monteiro de Barros e Silva Prado – mereceram destaque na obra por terem sido proprietárias da Fazenda Cachoeira. Elas foram estudadas a partir de Leontina Monteiro de Barros, última moradora da fazenda, falecida aos 103 anos, em 2005.  





O autor pesquisou a densidade populacional na época da formação dos três municípios estudados e concluiu que Vinhedo estava em uma área estratégica, mas houve tardia formação do município. Rodrigo faz mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. 





Com uma obra rica em bibliografia e consultas a museus e centros históricos, o livro servirá de referência para as próximas gerações que queiram estudar e compreender a ocupação do solo entre Jundiaí e Campinas. 





Serviço 

Lançamento do livro: “Vinhedo, das aldeias indígenas aos condomínios fechados”

Data: 29/11/2018

Horário: 19 horas

Local: Livre – Livraria

Endereço: Rua Benedito Storani, 241, Centro, Vinhedo.

Formulário para inscrição: https://goo.gl/G2a1BT











COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login