Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

50 alunos do Projeto Judô Socioeducativo da Estação Cultural trocam de faixa


50 alunos do Projeto Judô Socioeducativo da Estação Cultural trocam de faixa Judô socioeducativo da Estação Cultural



Desde 2018 a Fundação Romi realiza em parceira com a Associação Paulo Alvim de Judô de Atibaia (APAJA), na Estação Cultural, o projeto Judô Socioeducativo. Para celebrar o sétimo ano do projeto será realizado Bonenkai, uma tradição japonesa realizada em dezembro, como despedida do ano velho, junto à graduação e troca de faixa. Durante o evento cerca de 50 judocas, crianças e adolescentes, receberão a nova graduação que marca seu desempenho em 2018. A festividade será dia 05 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, no Armazém da Estação Cultural da Fundação Romi.




Iniciado em 2012, o projeto, que já recebeu mais de 1000 (mil) crianças ao longo de sua vigência, é gratuito e voltado para crianças e adolescentes a partir dos cinco anos, sobretudo, estudantes da rede pública de ensino no contraturno de suas atividades escolares. As aulas de judô promovem a inclusão social e a aquisição de componentes morais e éticos, indispensáveis para o desenvolvimento harmonioso de caráter do cidadão, e reduz a situação de risco e vulnerabilidade social.




Para professora responsável pelo projeto e educadora física, Sensei (mestre em japonês) Angélica da Silva, que é judoca faixa preta, o esporte é hoje uma profissão promissora e com reais perspectivas de crescimento no Brasil e no exterior. “Leva as crianças a mais uma oportunidade para se inserir na nossa sociedade, também desperta o interesse pela prática desportiva, hábito que quando adquirido nesta faixa etária acompanha o individuo por toda a vida”, comenta.




Já o Sensei César Ferreira, que iniciou no esporte através do projeto realizado pela APAJA em Atibaia, a conquista da faixa é importante, visto que o próprio realizou o seu sonho de ter a faixa preta esse ano. “Cada cor da faixa simboliza o ciclo de aprendizagem. No Brasil segue-se a seguinte ordem de cores: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta”, explica Ferreira. “Hoje sou faixa preta, licenciado em Educação Física e cursando bacharelado. Sou muito grato ao Judô por toda oportunidade que tive, e também aos meus alunos, da Estação Cultural, por toda confiança”, conta o Sensei.




O objetivo do Judô Socioeducativo é o desenvolvimento do serviço de convivência e o fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes do município. A oficina acontece toda quarta-feira e sexta-feira no Armazém da Estação Cultural, nos períodos da manhã e tarde, no contraturno escolar. Nas aulas são usados materiais didáticos de apoio pedagógico que ajudam no melhor resultado do trabalho aplicado, principalmente nas atividades lúdicas que visam o desenvolvimento da coordenação motora.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login