Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

BRK Ambiental inicia obras de ampliação da Captação do Atibaia


BRK Ambiental inicia obras de ampliação da Captação do Atibaia Captação de água no Atibaia



Intervenção vai beneficiar 190 mil pessoas


 


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, iniciou nesta semana mais uma importante obra para o município. Trata-se da ampliação e modernização da Captação do Atibaia que terá investimentos de cerca de R$ 15 milhões.




O objetivo da intervenção é garantir o abastecimento de água pleno para 70% da população da cidade ao aumentar a capacidade da captação de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150l/s. “O sistema atual trabalha com seis bombas e o novo sistema contará com 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais,  em dois poços de alimentação”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da concessionária.




A alteração não é somente na substituição das bombas. Todo o sistema de captação será remodelado: será construída mais uma elevatória para bombear a água captada, além da mudança de todo o sistema elétrico existente para que seja possível atender às novas demandas do sistema de captação.


 


Outra ação é a instalação na captação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que terá a função de realizar a pré-cloração da água até que chegue na estação de tratamento de água. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, ressalta Salvi.


 


“A cloração a partir da Captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito será mais efetiva uma vez que contará com o tempo ideal da captação até a ETA II. A água captada ficará da Captação à ETA II – cerca de 6 km- em contato com o hipoclorito, dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção da mesma”, complementa o gerente.


 


Obras complementares




A captação do Atibaia é responsável por abastecer a ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália, que é responsável pelo abastecimento das regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, que representam 70% do município de Sumaré.


 


Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750l/s. “As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar mais água, também seja possível  produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré.”


 


Interrupções no abastecimento




Ao longo das intervenções podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as possíveis paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o gerente. 


 


Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login