BRK Ambiental inicia obras de ampliação da Captação do Atibaia

Por Roberto 05/12/2018 - 21:35 hs

BRK Ambiental inicia obras de ampliação da Captação do Atibaia
Captação de água no Atibaia


Intervenção vai beneficiar 190 mil pessoas

 

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, iniciou nesta semana mais uma importante obra para o município. Trata-se da ampliação e modernização da Captação do Atibaia que terá investimentos de cerca de R$ 15 milhões.


O objetivo da intervenção é garantir o abastecimento de água pleno para 70% da população da cidade ao aumentar a capacidade da captação de 600 l/s para 750 l/s, um incremento de 150l/s. “O sistema atual trabalha com seis bombas e o novo sistema contará com 10 bombas divididas entre submersíveis e horizontais,  em dois poços de alimentação”, explica Cleber Salvi, gerente de operações da concessionária.


A alteração não é somente na substituição das bombas. Todo o sistema de captação será remodelado: será construída mais uma elevatória para bombear a água captada, além da mudança de todo o sistema elétrico existente para que seja possível atender às novas demandas do sistema de captação.

 

Outra ação é a instalação na captação de um Sistema de Geração e Dosagem de Hipoclorito que terá a função de realizar a pré-cloração da água até que chegue na estação de tratamento de água. “Esse sistema permite a produção de hipoclorito no próprio local, de maneira automatizada e segura”, ressalta Salvi.

 

“A cloração a partir da Captação tem o objetivo de garantir a qualidade da água e assegurar a eficiência do processo de desinfecção, ou seja, a ação do hipoclorito será mais efetiva uma vez que contará com o tempo ideal da captação até a ETA II. A água captada ficará da Captação à ETA II – cerca de 6 km- em contato com o hipoclorito, dentro das adutoras que fazem esse transporte, melhorando o processo de desinfecção da mesma”, complementa o gerente.

 

Obras complementares


A captação do Atibaia é responsável por abastecer a ETA II, estação de tratamento de água localizada no Parque Itália, que é responsável pelo abastecimento das regiões do Nova Veneza, Área Cura, Picerno, Maria Antônia e Matão, que representam 70% do município de Sumaré.

 

Essa estação também está em obras de modernização e ampliação, desde junho de 2018, para que seja possível ampliar a capacidade de tratamento para os mesmos 750l/s. “As obras na ETA II e na Captação do Atibaia são complementares e o objetivo é remodelar ambos os locais para que além de ser possível captar mais água, também seja possível  produzir água com mais qualidade para a população de Sumaré.”

 

Interrupções no abastecimento


Ao longo das intervenções podem ocorrer interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as possíveis paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece o gerente. 

 

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.