Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Doações de Sangue e Medula Óssea ganham apoio com projeto de lei aprovado


Doações de Sangue e Medula Óssea ganham apoio com projeto de lei aprovado Vereador Dudu Lima, autor do projeto

 


Para preservar mais vidas, os vereadores de Sumaré aprovaram por unanimidade o projeto de lei nº 194/18 do vereador Dudu Lima (PPS) que institui a Semana Municipal de incentivo à doação de sangue e medula óssea. O projeto foi votado durante a 39ª Sessão Ordinária do ano realizada nesta terça-feira, 04.




O autor do projeto defende que o Poder Executivo promova palestras, eventos, ações e campanhas educativas de divulgação da importância da doação de sangue. “A doação salva inúmeras vidas e mesmo assim o número de doadores é baixo. E é por isso que há a necessidade de ser criada uma divulgação maior da doação de sangue, levando informações de diversas formas para maior conscientização da população”, comentou Dudu Lima.




O projeto aprovado determina que as atividades sejam realizadas na semana que antecede o carnaval e que a Semana seja incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município. “Qualquer um de nós pode precisar a qualquer momento de sangue. Este mundo violento no qual vivemos a doação é fundamental. Também é importante destacar que o índice de acidentes em rodovias do interior paulista é muito grande”, disse Dudu Lima.




No que se refere à medula óssea, o objetivo do projeto é incentivar a doação voluntária, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis, além de informar, sensibilizar e conscientizar a população.




Dudu Lima ressalta que é importante o desenvolvimento de atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores.




Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), “o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login