Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré discute fim do voto secreto na primeira sessão do ano


Câmara de Sumaré discute fim do voto secreto na primeira sessão do ano Primeira sessão presidida por Willian Souza

 


Reunião ordinária ocorre na próxima terça-feira (5), a partir das 18h, no Plenário



A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Sumaré em 2019 contará com cinco projetos na Ordem do Dia, entre eles o Substitutivo Total ao Projeto de Resolução nº 02/2017, de autoria do vereador Décio Marmirolli (PSB), que determina que todas as votações realizadas no Legislativo sumareense ocorram de forma aberta, extinguindo o voto secreto.


 


Na Justificativa do projeto, o autor da matéria explica que o objetivo é garantir a transparência em todos os atos do Legislativo, incluindo a votação para eleição da presidência, mesa diretora e comissões. Hoje, essas votações ocorrem de forma anônima. “Devemos exercitar a democracia em todos os atos e todas as ações dentro do Poder Legislativo. Obrigatoriamente, o voto tem que ser aberto por uma questão de ética e transparência”, escreve o parlamentar no projeto.


 


Além desta matéria, compõem a ordem do dia o Projeto de Lei nº 103/2018, de autoria do vereador Marcio Brianes (PC do B), que visa estimular a criação do programa “Doe uma Placa”; o Projeto de Lei nº 153/2018, de autoria do Vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que regulamenta o uso de buzina por composições ferroviárias que trafegam no período noturno.


 


Na sequência, os parlamentares discutem o Projeto de Lei nº 64/2018, que institui o Cadastro de Ideias Legislativas no município, e depois o Projeto de Lei nº 65/2018, que institui o Maio Laranja em Sumaré, visando o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ambos são do vereador Dirceu Dalben (PR).


 


De acordo com o novo presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), que assumiu o comando do Legislativo em 1º de janeiro, a retomada dos trabalhos é momento de colocar em pauta assuntos de relevância para a população, levando em consideração o regimento e o processo democrático.


 


“Essa será a primeira sessão do ano, e com certeza a pauta elaborada contempla diversos setores da sociedade e a vida da população, como por exemplo a possiblidade de alteração na forma de votação dos projetos. Esperamos a presença da população para acompanhar o início dos trabalhos em mais um ano, que certamente será muito produtivo na Câmara Municipal de Sumaré”, afirmou o presidente Willian Souza.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login