Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Paisagismo para grandes áreas é mais viável do que se imagina


Paisagismo para grandes áreas é mais viável do que se imagina Paisagismo: bonito e bem estar

 


Fazer um projeto profissional é o melhor caminho para implantar um belo jardim com um investimento menor; o paisagista Bob Trapé explica que o porte, a quantidade e a escolha das espécies fazem a diferença




Um lugar bonito, que te ofereça tranquilidade e bem estar. Quando as maravilhas da natureza saltam aos olhos de forma estruturada e planejada, o paisagismo está presente. Nas grandes áreas o desafio é escolher bem as espécies vegetais diante da grande diversidade de tamanhos, cores e ciclos de cada planta.




O paisagista e agrônomo Bob Trapé trabalha em Campinas e região a mais de 10 anos transformando grandes áreas. Ele explica que uma onda verde vem tomando conta de condomínios, empresas e proprietários que almejam ter um imóvel diferenciado. “Cada vez mais as pessoas querem não só ficar dentro de suas casas, mas sair e ter a natureza perto ou até dentro da residência”, comenta.




Custo




A viabilidade de um projeto paisagístico segue as condições do cliente e as orientações do profissional. Há soluções para conseguir um belo jardim com um investimento menor. “Devemos escolher espécies que terão o resultado parecido com o projetado, porém de custo mais baixo no mercado, exemplo: Moreia Branca substituindo a Íris Germânica, pois têm mesmo estilo e porte, mas a Moreia custa menos. Além disso, às vezes é necessário optar por uma redução na quantidade de plantas utilizadas na área por metro linear ou por metro quadrado”, explica Bob Trapé.




Por outro lado, um projeto de investimento mais alto é aquele único e diferenciado, que se justifica por ser implantado com plantas adultas que dão o visual mais rápido e pela nobreza das espécies escolhidas que custam mais no mercado, como: Filodendro Xanadu, Filodendro Wilsoni, Palmeiras Fênix Canariensis, Areca Vestiaria e Laka.




Estilo e Espécies




Bob Trapé indica para áreas maiores o estilo tropical e botânico, em que a beleza está nas folhagens e nem tanto nas flores. “Dentro deste conceito temos espécies adequadas para nosso clima e tipo de vegetação local e conseguimos utilizá-las para que se tenha um projeto lindo e um desenvolvimento pleno após o plantio”, comenta.




A orientação é abusar do contraste e das formas esculturais das plantas, como palmeiras, árvores, bromélias, dracenas, musáceas, filodendrons entre outras. Também pode incrementar com pedras, madeiras, bancos, vasos, bambu integrando o ambiente e dando aparência bem natural.


 


Quando a área permite, vale a pena usar espécies de porte maior como palmeiras e árvores. “Elas trazem conforto térmico (sombreamento) e criam lindos planos de fundo para as propriedades. Grandes maciços de arbustos também são interessantes, pois complementam a paisagem”, explica.




Projeto




Ao se elaborar o projeto a prioridade é o cliente, por isso é importante identificar a dinâmica e a rotina da casa, saber do gosto pelas plantas e até onde está disposto a cuidar do jardim. O ideal é que todo projeto de paisagismo seja iniciado junto ao de arquitetura, para que tenham soluções conjuntas. No caso das grandes áreas, o projeto deve priorizar, no início, os elementos de maior dimensão e depois complementar com os menores até os canteiros mais intimistas. “Fazemos a proposta levando em consideração o porte e o comportamento da planta, nem tanto a espécie escolhida. Desta forma, conseguimos perceber uma identidade e uma conexão em cada área”.




Sobre Bob Trapé Paisagismo




Pela experiência do agrônomo e paisagista formado pela USP, Bob Trapé nasceu a Bob Trapé Paisagismo. Os 12 anos nesta área possibilitou a Bob a participação em mais de 300 atividades, entre projetos e obras de implantação, tanto em grandes construtoras e empreendimentos como em residências. A empresa oferece consultoria técnica, mão de obra treinada e conta com um escritório de projetos e viveiro próprio, com produção e o cultivo de plantas ornamentais para os clientes.




Serviço


Bob Trapé Paisagismo


Barão Geraldo, Campinas/SP


(19)3012-8668


@bob.trape.paisagista


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login