Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vera Cruz recebe Acreditação com Excelência da ONA, órgão referência em certificação hospitalar no Brasil


Vera Cruz recebe Acreditação com Excelência da ONA, órgão referência em certificação hospitalar no Brasil Equipe do Hospital Vera Cruz - Campinas (Imagens Matheus Campos)

 


 


Certificação ONA 3 é o nível máximo da acreditação, com foco em segurança do paciente e qualidade dos serviços de saúde


 


O Hospital Vera Cruz conquistou a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) com o nível máximo: “Acreditado com Excelência”. Só recebem essa categoria de avaliação os serviços de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança dos pacientes.  A homologação ocorreu em dezembro de 2018, ano em que o Vera Cruz completou 75 anos de fundação.




De acordo com a gerente de qualidade do Vera  Cruz, Claudia Matias, a atual Acreditação vem coroar a busca do Hospital Vera Cruz, que integra a Rede Hospital Care, pelo aperfeiçoamento constante de forma sistêmica e integrada. “A diretoria procurou voluntariamente um órgão externo de certificação para agregar valor aos seus serviços e aprimorar práticas, com um olhar a mais e diferente do nosso. A Acreditação provoca um avanço nas melhorias por referenciar com indicadores e evidências os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação. Além disso, a metodologia mantém avaliação regular e sistêmica para que todos os processos tenham o padrão esperado e resultados continuamente refinados. A meta final o bem-estar e cuidado centrado no paciente”.




Claudia explica que o Hospital Vera Cruz sempre se diferenciou por buscar melhorias de seus sistemas e práticas inovadoras, com adesão a programas e iniciativas de qualidade desde a década de 1990. A conquista da Acreditação com Excelência é consequência do amadurecimento da estrutura, dos processos e dos resultados, compromisso da liderança e engajamento de todos os times de trabalho e profissionais envolvidos.




Neste rol de atividades validadas e padronizadas estão todas as interfaces do Hospital num trabalho multidisciplinar e de sustentabilidade da organização, mapeados em 56 macro processos do Vera Cruz.  A gestão organizacional, a atenção ao paciente e suas famílias, as áreas de diagnóstico e terapêutica e toda gestão de apoio, bem como a relação com profissionais, responsabilidade sócio ambiental, com fornecedores, a tecnologia envolvida são algumas das esferas abordadas na metodologia, com ênfase em segurança e satisfação do pacientes e seus familiares. 




Claudia atribui a conquista da Acreditação com Excelência à constância de propósito de melhoria contínua e aprendizado que o Hospital ganhou em todo este tempo de experiência e busca pelo aprimoramento: “A mentalidade de estar alerta e vigilante e em prol de superação de resultados a todas as partes interessadas é permanente”, observa.




Soma de esforços




A chegada da Hospital Care, holding administradora de hospitais, ao Vera Cruz em junho de 2017 somou esforços à busca por oferecer os melhores serviços de saúde em Campinas. Referente à Acreditação com Excelência, Felipe Kotait Borba, diretor executivo de Mercado da Hospital Care, afirma: “Os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Hospital a um outro nível. O resultado dessa vitória traz incontáveis benefícios para a população de Campinas e região”.




ONA




A Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental. Não deve ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.




A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ONA conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.




O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência no País. O órgão certifica hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de Pronto Atendimento, home care, serviços de Hemoterapia, de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear, serviços odontológicos e programas de Saúde e Prevenção de Riscos.




Informações: www.ona.org.br


Sobre o Hospital Vera Cruz




Em 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 157 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e Raio X), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde.




Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz tendo 65% das ações. Os outros 35% se mantém com 115 médicos acionistas. Em pouco mais de um ano, a aliança registra importante avanço na prestação de serviços gerado por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital, totalizando 17 mil m2 de áreas construídas a mais.




Há 30 anos o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.




Saiba mais: www.hospitalveracruz.com.br


linkedin.com/company/hospital-vera-cruz




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login