Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cursinho para jovens de baixa renda será oferecido gratuitamente no Centro Diocesano de Pastoral


Cursinho para jovens de baixa renda será oferecido gratuitamente  no Centro Diocesano de Pastoral Organizadores do cursinho em reunião de planejamento


 


Inscrições para turma de 2019 já estão abertas


 


Estão abertas até 22 de fevereiro as inscrições para o Cursinho Popular “Podemos+”, por meio do link https://goo.gl/forms/853u3Yv6ERrRTzn93. A iniciativa sem fins lucrativos e inteiramente voluntária tem o objetivo de preparar estudantes de baixa renda e/ou oriundos de escolas públicas de Piracicaba e região para os vestibulares das universidades, buscando facilitar o acesso ao ensino superior, bem como a formação integral e inclusão social.




Com vagas limitadas para até 50 alunos, as aulas terão início no próximo dia 25 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, localizado na avenida Independência, 1146, em Piracicaba, e ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 18h30 às 21h45.




Em 2018, foi realizado um projeto piloto com 50 inscritos e desenvolvido num curto espaço de tempo – três meses – o qual obteve resultados satisfatórios, tendo alunos aprovados na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP), e prováveis aprovações do ENEM (Exame do Ensino Médio)  por meio SISU (ENEM), que ainda estão em tramitação.




O Cursinho Popular “Podemos+” foi uma iniciativa do movimento social “Levante Popular da Juventude” e vem se desenvolvendo desde o ano passado com o apoio da Diocese de Piracicaba que cede o espaço, além de professores(as) da rede pública, a Casa do Hip Hop, grupos de extensão de universidades públicas e estudantes de graduação e pós-graduação (ESALQ/USP, UNESP e Unicamp).




De acordo com o organizador do Cursinho, frei Marcelo Toyansk, a iniciativa representa muito aos jovens, pois é uma oportunidade para que não tem condições de custear a formação. “O cursinho visa também à formação do aluno de modo não \"bancário\", em que só recebe conteúdos e os decora, mas assimilar as matérias juntamente com a elaboração do pensamento, numa perspectiva solidária, dialogal e inserida dentro da realidade”, ressalta frei Marcelo.




O religioso informa ainda que o projeto está aberto aos educadores que desejam ministrar aulas gratuitamente e assim colaborar na formação de futuros cidadãos conscientes de seu protagonismo na sociedade e igualmente na melhoria da vida ao seu redor. “O Cursinho se baseia em metodologias da Educação Popular e busca incentivar valores como autonomia, coletividade, reflexão crítica, diálogo e transformação social, assim como fortalecer o interesse pelo ensino e desenvolver habilidades pedagógicas entre professores e estudantes”, enfatiza Toyansk.




Dúvidas ou os interessados em participar do projeto devem entrar em contato com os membros da Comissão Político Pedagógica (CPP) que estão disponíveis pelo e-mail: cursinhopodemosmais@gmail.com ou pelos telefones (19) 9 8306-4705 com Raissa Almeida e (19) 9 9121-1439) com Mariana Gomes.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login