Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Santa Bárbara realiza mobilização contra mosquito Aedes aegypti neste sábado


Santa Bárbara realiza mobilização contra mosquito Aedes aegypti neste sábado Proliferação de casos do mosquito no interior do Estado preocupa

A Praça Coronel Luiz Alves (Central) recebe neste sábado (16) um dia de mobilização contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana. No local será montada estrutura para exposição e orientações sobre o tema, das 8 às 12 horas. A ação faz parte da adesão do Município à 4º Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti - iniciativa promovida pela EPTV Campinas, em parceria com as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC). 




Como parte das ações da Campanha, desde a última semana a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste tem intensificado as ações de combate ao vetor das doenças junto à população. Entre as medidas, as equipes ampliaram as ações de visitas domiciliares para orientação dos munícipes quanto aos cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito. 




No sábado, além das ações na praça os agentes visitarão imóveis na região central, com a distribuição de materiais informativos nos comércios, escolas, igrejas e demais locais de grande porte e circulação de pessoas. Um carro de som também circulará pela região para informar a população sobre as ações.




Ações ininterruptas




Em Santa Bárbara, as atividades de combate ao vetor são ininterruptas, com as ações de visita casa a casa com orientações aos munícipes sobre as medidas necessárias para impedir a proliferação do Aedes aegypti, eliminação de criadouros, retirada e inviabilização de criadouros encontrados durante as visitas, busca ativa de suspeitos, bloqueio/nebulização de áreas com casos suspeitos de arboviroses, entre outras medidas. 




Com a chegada do verão e período de chuvas, a Prefeitura reforça alguns cuidados que devem ser mantidos pela população: atenção para as calhas - verificar se estão desobstruídas para evitar acúmulo de água; cuidado ao armazenar água - utilizar telas ou vedar adequadamente tonéis, barris e baldes para impedir a entrada do mosquito; eliminar pratinhos de vasos de plantas; ficar atento aos sintomas da doença e procurar a unidade de saúde caso sinta febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas no corpo; caso for viajar para outros municípios, fazer uso de repelente e ficar atento ao retornar - em caso de sintomas, procurar atendimento médico e relatar os dados da viagem para o profissional de saúde. 




Por meio das diversas ações e serviços realizados, o Município vem reduzindo ano a ano o número de casos de dengue. Nos dois últimos anos (2017 e 2018), houve uma redução de 95% no número de casos da doença, comparando ao número de casos positivos em 2016.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login