Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Americana conclui que pegadas suspeitas eram de capivara e Jardim Botânico volta a funcionar normalmente


Americana conclui que pegadas suspeitas eram de capivara e Jardim Botânico volta a funcionar normalmente Registros comprovam pegadas de capivara e não de onça

Sobre o suposto aparecimento da onça-parda no Jardim Botânico “Prefeito Carroll Meneguell”, a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) informa que por medidas de segurança do público que freqüenta o local, foram tomadas todas as providências e protocolos sugeridos pela CENAP/ICMBio (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), órgão que acompanha o tráfego desses animais no corredor que compreende a região de Piracicaba, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Americana.


 


Após monitoramentos e varreduras feitas no Jardim Botânico desde a última terça-feira (12), quando foi feita a denúncia sobre a possível presença do animal no local, os técnicos do Parque Ecológico de Americana “Cid Almeida Franco”, avaliaram pegadas suspeitas encontradas e concluíram que não são compatíveis com uma onça, mas sim com pegadas de capivara. Os registros fotográficos foram encaminhados ao CENAP/ICMBio, que confirmaram a constatação. A Capivara é um animal de vida livre e pode ter entrado pela tubulação de água ou então do córrego que vem do bairro Terra América.


 


Toda a operação foi feita pela equipe técnica do Parque Ecológico, reportadas para o CENAP/ICMBio e exigiu uma grande movimentação da estrutura física e técnica para manter a segurança da população e do animal. A Sectur não descarta a possibilidade da presença de animais não silvestres no Botânico e no Parque Ecológico, mas solicita que sob qualquer ação suspeita nos espaços, sejam acionados primeiramente os profissionais dos locais.


 


As medidas preventivas continuarão neste final de semana (16 e 17) e na segunda-feira (18), o Jardim Botânico voltará seu horário normal. A Sectur e o Parque Ecológico estão à disposição para tirar qualquer dúvida pelos telefones 3408-4800 e 3406-2075.


 


Horário de verão


Por conta do término do horário de verão neste sábado (16), a Sectur informa que a partir de segunda-feira (18), o Jardim Botânico será fechado às 20 horas.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login