Prefeitura inaugura duas creches em bairros da zona leste

Por Roberto 16/02/2019 - 17:57 hs

Prefeitura inaugura duas creches em bairros da zona leste
Denis Andia inaugura as creches do Pérola e Cândido Bertini

Santa Bárbara d’Oeste ganhou duas novas creches, entregues oficialmente neste sábado (16) pelo prefeito Denis Andia. A Emei “Profª Neuza Carleto”, no Jardim Pérola, e a Emei “Profª Nair Valente”, no Cândido Bertini, somam um investimento de mais de R$ 3 milhões entre recursos do Governo do Estado de São Paulo e do Município, abrindo 200 novas vagas de creche. Durante a solenidade, autoridades, homenageados e comunidade exaltaram o compromisso, dedicação e responsabilidade em proporcionar o melhor para as crianças em seus primeiros anos de vida.



“Nestes últimos seis anos atingimos quase 2 mil novas vagas, mais do que dobramos a quantidade de vagas existentes. Iniciamos a caminhada e precisamos continuar com os mesmos firmes passos em direção aos sonhos. Hoje temos solidez, organização e equilíbrio para consolidar as parcerias com as esferas estadual e federal. Estamos dispostos para mais realizações”, disse o prefeito Denis Andia. 



Sobre as professoras que emprestam o nome às novas unidades escolares, o prefeito comentou que a homenagem é pequena perto da dedicação e história delas. “Dona Maria Valente é de uma família que se dedicou a transferir o conhecimento para as pessoas. Vamos celebrar o nome dela“, disse. “A Dona Neuza se dedicou e se dedica muito a fazer o melhor pela Educação de nossa cidade. A admiração é também pela mãe, guerreira, batalhadora, daquela que superou todos os desafios com dignidade e respeito”, concluiu.



“Nós não somos uma rede de educação pública que tem que cuidar dos filhos de Santa Bárbara d’Oeste e do Estado de São Paulo juntos. Afinal o governo não existe, o que existe é o lugar onde a gente vive. É aqui na cidade que as coisas acontecem. E é aqui que nós vamos transformar. Parabéns ao prefeito Denis Andia e toda a equipe por estas inaugurando duas creches, superando as barreiras. Que possamos fazer mais juntos.”, disse o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.



A secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, comemorou as conquistas. “A entrega dessas creches integra um rol de ações que começou lá em 2013 e de uma empreitada grande, mas que não terminou. Tem sido um trabalho árduo e quando olhamos para trás vemos que não estamos no mesmo lugar, que avançamos. Isso nos enche de alegria e firmeza nas ações”, declarou a secretária. 



A homenageada Neuza Carleto se emocionou. “O futuro começa aqui com as crianças do berçário e eu compartilho com vocês esta alegria. Eu tenho uma fé inabalável no futuro do meu país que eu ajudei como uma formiguinha com as crianças. Tenho uma gratidão que não tem tamanho”, disse a professora. “Minha mãe é filha de dois professores que tem nome de escola, Ulisses e Dona Bininha. Somos uma família voltada para a Educação. Eu louvo e agradeço a Deus por este momento, muito obrigada”, disse a filha da professora homenageada, Nair Valente (in memorian), Maria Cecília Valente Sarmento. 



“A Educação é um passo fundamental para a criação de novos cidadãos. Eu fico muito contente em participar destas entregas. A Câmara sempre se colocou e se coloca à disposição para auxiliar o prefeito e realizar ações como estas”, disse o presidente da Câmara de Santa Bárbara d´Oeste, vereador Felipe Sanches. Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Aldo Demarchi, cumprimentou o empenho da Administração Municipal. “Quero enaltecer o dinamismo do prefeito Denis Andia e do presidente Felipe Sanches. Porque se vocês não tivessem dado a contrapartida exigida pelo programa é evidente que não estaríamos aqui”, declarou. 



Também estiveram presentes o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leandro Damy, a primeira dama do Município, Roberta Manzatto Aranha Andia, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, familiares das homenageadas e comunidade. 

As EMEIs

O prédio da EMEI “Profª Neuza Carleto” tem 814 metros quadrados de construção, em um terreno de 2.382 metros quadrados. São seis salas de atividades, sala de múltiplo uso, berçário, fraldário, solários, cozinha e refeitório, estrutura de serviços com lavanderia, despensa, sanitário de funcionários, sanitário e vestiário infantil, estrutura administrativa com secretaria, sala de direção, copa, acessibilidade, entre outras estruturas. A unidade está localizada na Rua do Couro, 695, no Jardim Pérola, oferecendo inicialmente 70 vagas para crianças de 0 a 3 anos.



Já a EMEI “Profª Nair Valente”, localizada na Rua Dinamarca, 1150, no Cândido Bertini, foi construída em um terreno de 3.550 metros quadrados e disponibiliza mais 130 vagas de creche para a população. Além da mesma estrutura da creche do Jardim Pérola, a unidade conta com ampla área de gramado.