Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara vota projeto que obriga plantio de árvores em Sumaré


Câmara vota projeto que obriga plantio de árvores em Sumaré Câmara vota projeto que deixa a cidade mais verde

Denominada de “Cidade Mais Verde”, proposta do vereador Ney do Gás tem o objetivo de aumentar o número de árvores no município


 


A Câmara de Sumaré vota nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 155/2017 que trata sobre a obrigatoriedade do plantio de árvores nas vias públicas do município. De autoria do vereador Ney do Gás (PV), a proposta foi denominada de “Cidade Mais Verde” e será discutida pelos parlamentares durante a 4ª sessão ordinária do ano.


 


De acordo com o projeto, os proprietários de imóveis residenciais e industriais não poderão ter em suas calçadas um espaçamento superior a 10 metros sem uma árvore plantada. Imóveis com testada de até 7 metros, reconhecidamente estreitas, além de comércios em geral não serão afetados pela proposta.


 


“A arborização oferece diversos benefícios como conforto térmico, sombra, frutos, redução da poluição e ruídos. Dessa forma, essa iniciativa vai ao encontro das ações necessárias para contribuir com a melhoria de qualidade de vida da população de nossa cidade”, justifica o vereador.


 


Conforme o texto, os projetos de construção, reforma ou ampliação de edificações deverão apresentar a localização das árvores a serem plantadas e ainda receber a aprovação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.  O plantio deverá ser, inclusive, exigência para concessão do “Habite-se”, documento autorizativo para que a edificação seja ocupada.


 


Em relação às árvores já existentes nas vias públicas que estejam plantadas em locais irregulares, deformadas ou enfraquecidas por doenças e ataques de pragas a propositura determina que elas sejam extraídas e substituídas pelo Poder Público.


 


Para a implantação de novos conjuntos habitacionais, condomínios ou distritos industriais, será necessário a apresentação de “Projeto de Arborização”, sem o qual não terá a aprovação por parte da Prefeitura. O projeto prevê ainda que em caso de descumprimento da lei, o proprietário do imóvel será notificado e terá 90 dias para se adequar, podendo sofrer multas após o prazo.


 


Caso seja aprovado pela Câmara, o projeto ainda precisa da sanção do prefeito Luiz Dalben (PPS) para ser transformado em lei. O Poder Executivo também deverá regulamentar a norma no prazo de 60 dias a partir da publicação do texto.


 


Os vereadores votam também o Projeto de Lei nº 91/2018, de autoria do vereador Rudinei Lobo (PRB), que “dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos em âmbito municipal”; Projeto de Lei nº 115/2018, do vereador Marcio Brianes (PCdoB), que “dispõe sobre a determinação de prioridade de atendimento para pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radiologia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia na cidade de Sumaré”; Projeto de Lei nº 202/2018, do vereador Dr. Rubens Champam (PSDB) que “institui a  Semana de Prevenção e Combate a Aids e demais no Calendário Oficial do Município.


 


O Ordem do Dia prevê ainda discussão e votação do Projeto de Lei nº 206/2018, de autoria do vereador Professor Edinho (Rede), que “institui no Calendário Oficial do Município de Sumaré o Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças, a ser celebrado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro”; o Projeto de Lei nº 13/2019, do vereador Antônio Dirceu Dalben (PR), que “institui a Semana Municipal do Microempreendedor Individual”, além do Projeto de Lei nº 003/2019, do vereador Valdir de Oliveira (DEM), que dá nome a uma rua do Jardim São Francisco.


 


A sessão começa às 18h no plenário da Câmara de Sumaré.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login