Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré realiza sessão solene no Dia Internacional da Mulher


Câmara de Sumaré realiza sessão solene no Dia Internacional da Mulher Câmara de Sumaré realiza sessão solene para homenagear as mulheres

 


Cerimônia marca a entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Cida Segura” para mulheres que se destacaram em Sumaré


 


A Câmara de Sumaré realiza no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, sessão solene para entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Cida Segura”, dedicado às mulheres que se destacaram em trabalhos voltados à comunidade sumareense. A solenidade acontece no plenário da Casa, a partir das 19h, e será aberta ao público.




 


“O Dia Internacional da Mulher é uma data que nos remete à luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero, pelo fim do machismo e dos recorrentes feminicídios, e pelas conquistas que elas acumularam ao longo dos anos. A sessão solene é uma justa manifestação da Câmara de Sumaré em reconhecimento àquelas valorosas mulheres que contribuem com a construção da nossa cidade”, disse o presidente da Casa, vereador Willian Souza (PT).


 


O Diploma de Honra ao Mérito “Cida Segura” foi criado em 2009 por meio do decreto-legislativo nº 349, de autoria da vereadora Rosadete Rodrigues e Silva. O decreto estabelece que cada vereador pode indicar uma mulher, com antecedência de 15 dias da data da sessão, cuja solicitação deve vir acompanhada da biografia completa da homenageada.


 


CIDA SEGURA


 


Maria Aparecida de Jesus Segura, a Cida Segura, morreu no dia 27 de junho de 2003 vítima de aneurisma cerebral enquanto assistia a uma aula de curso pré-vestibular. Ela tinha o sonho de cursar Direito e se preparava para ingressar na universidade. Nascida em Minas Gerais, migrou com a família para o Paraná antes de chegar em Sumaré, onde se estabeleceu.


 


No município, entrou na luta pela reforma agrária e liderou grandes ocupações em áreas da Fepasa. Mais tarde, junto com as Mulheres da Terra, ajudou na construção da escola do Assentamento II de Sumaré, que atualmente leva seu nome.


 


Lutou também para que a cidade tivesse o seu primeiro PSF (Programa Saúde da Família). Participou da fundação da OMAQUESP (Organização das Mulheres Assentadas e Quilombolas do Estado de São Paulo), foi militante das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e do Partido dos Trabalhadores.


 


A Câmara de Sumaré fica na Travessa 1º Centenário, 32, Centro.


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login