Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Servidores dos Prontos-Socorros pedem apoio nas redes sociais para regularização da carga horária de trabalho


Servidores dos Prontos-Socorros pedem apoio nas redes sociais para regularização da carga horária de trabalho Funcionários reclamam da falta de gente e jornada de trabalho

Servidores da saúde de Santa Bárbara d\'Oeste estão publicando nas redes sociais, neste fim de semana, pedido de \"socorro\" às autoridades municipais a respeito da falta de funcionários para atuarem nos prontos-socorros do município.




Por conta dessa situação, o MPT - Ministério Público do Trabalho, de Campinas, determinou à Prefeitura a regularização da situação da carga horária dos servidores no prazo de três meses, a contar do dia 8 de março passado. A Prefeitura confirmou a falta de mão-de-obra, a realização de horas extras e a contratação de novos servidores concursados para suprir a necessidade.




Um dos servidores Júnior Bettim usou sua página no Facebook para denunciar o problema. \"Venho através da rede social pedir socorro e apoio aos cargos políticos e a população da nossa cidade para pedir uma posição do nosso prefeito e Secretaria de Saúde quanto a atual situação pela qual estamos passando com a falta de funcionários nos Prontos Socorros.  Estamos passando por estresse físico e mental devido a grande demanda de pacientes e quantidade inadequada de funcionários. Num plantão que é para trabalhar em 12 estamos ficando em 5, isso se torna desumano quanto a nós quanto aos pacientes, pois mesmo fazendo o impossível sinto que fico devendo atenção e qualidade no meu atendimento. Estamos MORRENDO e ninguém faz nada por nós.A situaçao precisa ser resolvida mesmo, está um absurdo o que está acontecendo, serviço de qualidade sem condiçoes fica simplesmente impossivel de acontecer eu creio que precisa mudar pra nao chegar mais longe do que já está. O que fazer? Nao sei mas precisamos de socorro. Somos gente cuidando de gente. Não somos máquinas a cuidar de produtividade. Por favor Secretaria será que se voce dependesse desse serviço como seu único meio de restabelecer a sua saúde gostaria de passar por esta situaçao? Estamos sem condições de trabalho humano. Não queremos aqui achar culpados por essa situaçao, queremos resoluçao pra se ter dignidade de trabalho. Pelo nosso direito e justiça\".




Nesta segunda-feira, funcionários voltaram a tratar do problema nas redes sociais, envolvendo os funcionários das unidades de pronto-atendimento da cidade. Eis a publicação feita por Valéria Morolli:  \"Então... Existia sim hora extra para suprir falta de funcionário e quem tivesse disponibilidade assumia estas horas que eram oferecidas a todos os funcionários da saúde, alguns faziam mais horas extras e outros menos, de acordo com sua disponibilidade como já disse! 




Mas fizeram um concurso público com a finalidade de suprir a deficiência de funcionários! Perfeito! Ideia brilhante, porém, junto a esta ideia brilhante, surgiu uma ideia infeliz que veio com uma normativa rídicula e descabida, proposta por alguém que não entende de enfermagem e muito menos sobre nossas cargas horárias, alguém desprovido de conhecimento aplicou um novo horário para funcionamento dos PS, alterando os nossos horários de trabalho, sendo assim, tornando-os inviáveis para algumas pessoas. Pois bem, concurso realizado, homologado, e foram chamando as pessoas para suprir as vagas, porém, mediante este horário ridículo, muitos não aceitaram a vaga, e muitos dos que aceitaram, já saíram, justamente pela razão que é impossível conciliar dois empregos, pois o salário da enfermagem é baixo e para conseguirmos manter nossas familias sempre, sempre, temos que ter dois empregos.




Gostaria que as pessoas que estão cuidando deste caso, e especialmente a juíza, solicitasse junto à Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d\'Oeste o número exato de funcionários que foram contratados, e destes quantos já pediram demissão, pois estamos trabalhando em todos os plantões com número reduzido de funcionários, prejudicando assim a nossa saúde, e para que saibam e tomem conhecimento sobre o nosso valor, se não houver técnicos de enfermagem e enfermeiros trabalhando, quem fará todos os cuidados em relação ao paciente? Já pararam para pensar sobre isto?




Hoje quase nao temos funcionários, e os que têm estão ficando doentes, e também não temos hora extra para suprir a falta de funcionários, ou seja, tudo está pior. Nós, os funcionários da saúde deste munícipio, queremos de volta os nossos horários das 06 às 12h, 12h às 18h, 18h às 06h. Queremos os noturnos em 12x 36 novamente, e o direito de escolher nossas folgas. É desumano o funcionário trabalhar todas as noites obrigatoriamente, estamos exaustos fisica e mentalmente.




Este novo horário não funciona, temos duas turmas que chocam horário e causa certa confusão, e ainda temos que ouvir o absurdo de certas pessoas da coordenação que tem muita gente no setor, que temos que circular, e por esta razão digo novamente, \"não sabem nada de enfermagem\", pois aprendemos no curso técnico e na graduação que não podemos abandonar nosso posto de enfermagem, e também temos que passar plantão, que coisa, mas tem gente que não sabe disto, pois tenho que falar sobre o paciente e tudo o que se passou com ele, para a próxima turma que irá assumir todos os cuidados sobre aquelas pessoas que estão ali com sua saúde debilitada.




Enfim, peço encarecidamente que seja revista a lista do quadro de funcionários, se possível, peço que alguém responsável pelo caso, ouça os funcionários, pergunte-nos o que de fato é bom e funciona, pois quem colocou esta normativa, de quem partiu esta idéia infeliz, não sabe o que é trabalhar com enfermagem. Agradeço a atenção\".




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login