Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Projeto prevê ações preventivas e de enfrentamento a situações de risco e violência nas escolas


Projeto prevê ações preventivas e de enfrentamento a situações de risco e violência nas escolas Antonio Dirceu Dalben, autor do proposta aprovada





 


Aprovada pela Câmara, proposta do vereador Antônio Dirceu Dalben institui o Programa de Prevenção e Segurança Escola Segura


 


Os vereadores de Sumaré aprovaram na noite desta terça-feira (20), durante sessão na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que institui o \"Programa Prevenção e Segurança Escola Segura\" nas redes pública e particular de ensino do município. A proposta do vereador Antônio Dirceu Dalben (PR) recebeu 19 votos favoráveis e segue agora para análise do prefeito Luiz Dalben.


 


O programa propõe o desenvolvimento de “ações mitigadoras, preventivas, treinamento e enfrentamento a situações de risco no interior das escolas, universidades, estabelecimentos de ensino e unidades de educação infantil”.


 


\"O Programa Escola Segura tem como um dos principais objetivos a disseminação do conhecimento dos protocolos de segurança contra atos de situação de risco, vandalismo, terror, ameaças, tumultos, violência, incêndios e a adequação da rede municipal de ensino, de acordo com o Código de Segurança contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil do Estado de São Paulo\", diz o autor na justificativa do projeto.


 


O PL nº 62/2019 prevê ainda que alunos, pais, professores e funcionários das escolas sejam treinados para atuar em situações de risco e determina que todas as unidades de ensino, sejam elas públicas ou privadas, tenham pelo menos um profissional com conhecimento, comprovado por meio de certificado, sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.


 


\"A segurança tem sido algo amplamente debatida, principalmente diante dos últimos acontecimentos, sejam eles de violência gratuita, incidentes ou desastres naturais ou não, que têm tirado a vida de tantas pessoas\", justifica Dalben.


 


A execução do \"Programa Prevenção e Segurança Escola Segura\" será feita por meio da atuação conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Segurança Pública, além de Guarda Civil Municipal, Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Caso seja sancionada, a nova lei será regulamentada pelo Poder Executivo em até 60 dias a partir da data da publicação.


 


Outros projetos


 


Ainda durante a sessão ordinária desta terça, outros dois projetos de lei do vereador Dirceu Dalben foram aprovados pelo plenário. O PL nº 33/2019, que institui o certificado \"Mérito Voluntário de Sumaré\", recebeu voto favorável de 18 vereadores. O PL nº 50/2019, que institui o Dia e a Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, foi aprovado por 16 parlamentares. Os vereadores aprovaram ainda, por 20 votos, o “veto parcial ao autógrafo nº 008”, de autoria do Executivo.


 


O Projeto de Lei nº 112/2018, de iniciativa do vereador Marcio Brianes (PCdoB), que dispõe sobre a regulamentação para a realização de shows e eventos artísticos acima de mil expectadores, saiu da Ordem do Dia por apresentação de emenda. O mesmo aconteceu com o PL nº 61/2018, de autoria do vereador Ronaldo Mendes (PSDB), que trata da normatização do serviço funerário gratuito no município.


 


Os vereadores aprovaram ainda pedido de vista de três Projetos de Lei: o PL nº 204/2018, de autoria do vereador Rubens Champam (PSDB), que institui o Dia Municipal de Prevenção e Combate a Diabetes; o PL nº 56/2019, do vereador Edgardo Cabral (PRB), que institui a Festa do Outono no segundo sábado de abril; e o PL nº 58/2019, apresentado pelo vereador Professor Edinho (Rede), que garante número mínimo de funcionários na função \"Posso Ajudar\" nos caixas eletrônicos do município.


 











COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login