Seja bem vindo
Santa Bárbara,17/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Guarda Municipal promove treinamento para formação de condutores de cães policiais


Guarda Municipal promove treinamento para formação de condutores de cães policiais Treinamento de guardas municipais para condução de cães policiais

 


A Guarda Municipal de Americana realizou, nesta sexta-feira e neste sábado, o curso “Procedimentos Operacionais K9”, que visa a formação de condutores de cães policiais para emprego na segurança pública. As atividades foram realizadas na sede da autarquia, das 8 às 18 horas, com a participação de patrulheiros da cidade e de outros 11 municípios. Ao todo, foram 60 participantes de Americana, Limeira, Socorro, Artur Nogueira, Campinas, Nova Odessa, Estiva Gerbi, São José do Rio Preto, Ilha Solteira, Mogi Mirim, Ribeirão Preto e Cordeirópolis.


 


“A Academia da Guarda Municipal percebeu que havia demanda na corporação de Americana para formação de condutores de cães policiais. E percebemos que havia outras cidades procurando por esse curso também. Daí surgiu a ideia de convidar corporações que possuem canil ou que estão em vias de formar um. E essa possibilidade de trabalhar com diversidade de guardas, de compartilhar conhecimento, é sempre muito proveitosa pois acabamos conhecendo rotinas de trabalho distintas das nossas, além de termos a oportunidade de padronizar as boas práticas adotadas. E quem ganha com isso é a própria população, que tem uma guarda mais preparada à sua disposição”, avaliou o coordenador da Academia da Guarda Municipal, Hariel Mikolay.


 


O treinamento foi ministrado pelo guarda civil municipal Palma, da Guarda Civil de Rio Claro. A carga horária 20 horas e englobou temas como saúde do canil, saúde do cão policial, equipamentos necessários para um condutor de cães, procedimentos de condução e patrulha, procedimentos de abordagens e procedimentos de buscas com cão de faro.


 


“O treinamento e a capacitação são muito importantes. Mas, além disso, devemos ressaltar a integração e o fortalecimento de vínculos que essas atividades promovem entre as corporações de várias cidades. Cada uma tem suas próprias peculiaridades, mas estão unidas em único objetivo: a qualificação de seus respectivos efetivos em prol da população. Com canis e condutores mais capacitados, a utilização de cães na prevenção e resolução de crimes se torna mais efetiva. Vale lembrar, ainda, que os canis promovem também atividades de interação com a população, principalmente com a criançada, que se diverte bastante com a destreza dos animais”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de Americana, Marcos Guilherme.


 


Os profissionais envolvidos nas atividades foram Hariel Mikolay (coordenador), GCM Palma, da Guarda Civil de Rio Claro (instrutor principal), Alexandre de Moraes Longhi, veterinário do canil da Guarda Municipal de Americana (instrutor convidado), e GCMs Fernandes, Machado e Sandro (instrutores auxiliares).


 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login