Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com recorde de casos, Americana segue com nebulização contra mosquito da dengue


Com recorde de casos, Americana segue com nebulização contra mosquito da dengue Nebulização contra mosquito da dengue no Jardim América II

 


A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), continua com diversas ações diárias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta terça-feira (16), a nebulização com inseticida foi realizada novamente no bairro Jardim América II, onde novos casos foram confirmados e ainda estão no período de transmissão.


 


O município vivencia um cenário epidêmico de dengue, considerando que os números da doença atingiram patamares que, tecnicamente dispensam os serviços de assistência de realizar o exame para confirmação dos casos, sendo classificados apenas por critério clínico-epidemiológico. Dados atualizados em 15 de abril indicam 681 casos positivos de dengue em Americana.


 


Após concluir os trabalhos no Jardim América II, a nebulização segue para o bairro Antônio Zanaga. “Ressaltamos que são múltiplas as ações desenvolvidas pela equipe do PMCD, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue”, ressaltou o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes.


 


Entre os dias 1º e 15 de abril, foram realizados os trabalhos em 4.266 imóveis em área de transmissão, sendo realizados nebulização em 539 imóveis e o bloqueio controle de criadouros e busca ativa em 3.727 residência, que é uma ação feita quando existem casos suspeitos e positivos antes de receberem a nebulização. Além disso, nesse mesmo período, foram vistoriados 2.625 imóveis na rotina do casa a casa e mais 1.098 imóveis para a Avaliação de Densidade Larvária (ADL).


 


“Concomitantemente são visitados os Pontos Estratégicos, como borracharias, depósitos de reciclagens, floriculturas, e os Imóveis Especiais, que são escolas, hospitais e outros de interesse ao controle do vetor Aedes Aegypti, além dos atendimentos aos pedidos feitos por meio do SAC da Prefeitura”, informou Jorge.


 


Em caso de imóveis ou áreas suspeitas, a população deve contatar o SAC da Prefeitura, pelo número 3475-9024.


 


Conscientização


 


O Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti também prevê o programa Informação, Educação e Comunicação (IEC), que trabalha a conscientização dos moradores. Nesta quarta-feira (17), a equipe estará na EMEF Florestan Fernandes, no bairro Morada do Sol, com apresentação de teatro de fantoches, palestra e exposição de maquete, simulando possíveis criadouros na residência, larvas vivas e ciclo evolutivo do mosquito.


 


Já no dia 27, sábado, a ação educativa acontece na Pastoral da Criança da Vila Amorim, das 8 às 14 horas, e no Supermercado São Vicente da Praia Azul, das 15 às 21 horas.


 


Sintomas



Os principais sintomas da dengue são febre alta e persistente, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, sendo que em alguns casos podem ocorrer náuseas, vômitos e manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de suspeita, pede-se para evitar a automedicação, já que os analgésicos à base de ácido acetilsalicílico podem provocar hemorragias graves. O ideal é procurar pelo serviço de saúde, para que seja prescrita a medicação adequada, ingerir líquido em abundância e permanecer em repouso.


 



 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login