Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Começam hoje as inscrições para exame de certificação da educação de jovens e adultos


Começam hoje as inscrições para exame de certificação da educação de jovens e adultos Encceja é o caminho mais fácil para certificação escolar
















A partir deste ano, Encceja é válido também para o Ensino Médio; prova está marcada para outubro




Jovens e adultos interessados em conquistar os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O cadastro começa nesta segunda-feira (7) às 10h e segue aberto até 18 de agosto no seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso. A prova é gratuita e será aplicada no dia 22 de outubro. A partir deste ano, o Encceja substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio.




Para participar é necessário ter idade mínima de 15 anos - na data de realização das provas – para garantir a certificação do nível Fundamental e de 18 anos para a conclusão do Ensino Médio. Pessoas privadas de liberdade (PPL) ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também podem fazer o exame (veja abaixo o calendário).




Os candidatos serão submetidos a provas com questões múltipla escolha (30 por disciplina) e uma redação. As áreas de conhecimento do Fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física / Matemática / História e Geografia / Ciências Naturais. No Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias.




Aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame oferece oportunidade gratuita de finalização dos estudos. A prova também testa as habilidades, competências e saberes obtidos ao longo do processo de escolarização ou em processos formativos.




Confira abaixo a data das inscrições e da aplicação das provas:





























Encceja Nacional



Inscrições



De 7 a 18 de agosto



Data da Prova



22 de outubro



Encceja Nacional PPL



Inscrições



De 21 de agosto a 1º de setembro



Data da Prova



24 e 25 de outubro







COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login