Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

83% dos moradores de Nova Odessa estão vacinados contra a febre amarela


83% dos moradores de Nova Odessa estão vacinados contra a febre amarela Maioria da população de NO está imunizada contra febre amarela



Mutirão realizado no ano 2000 vacinou mais de 40 mil pessoas




Foram registrados no Programa Nacional de Imunização, entre 2000 e 2017, 48.300 doses da vacina contra febre amarela aplicadas no município de Nova Odessa. Esse total corresponde a cerca de 83% dos moradores da cidade, considerando a estimativa populacional divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que aponta que a cidade tem 58.227 habitantes.

Responsável pelo setor, a enfermeira Paula Mestriner explicou que no ano 2000 foi realizado um grande mutirão de vacinação na cidade, com atendimento de mais de 40 mil pessoas. “Mesmo levando em conta falecimentos e muitas pessoas que possam ter mudado de cidade nestes últimos 17 anos, consideramos que grande parte da população já foi vacinada e não precisa repetir a dose da vacina”, explicou.

A orientação é que as pessoas que moram na cidade desde o ano 2000 verifiquem a carteirinha (ou as carteirinhas) de vacinação para conferir se já estão vacinadas. “Quem tiver dúvida pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, levando a carteirinha, para ter orientações”, explicou Ana Rubia Matos, coordenadora da Atenção Básica no município.

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, reforça que o município recebe um número limitado de doses da vacina, controlada pelo Ministério da Saúde. “Nós entendemos a preocupação das pessoas, mas é o Ministério quem controla a distribuição das vacinas e nós só podemos vacinar quem vai viajar para áreas de risco. Nova Odessa não tem nenhum caso da doença registrado e não é considerada área de risco”, explicou.

A partir de agora, quem vai tomar a vacina precisará apresentar comprovante de endereço recente. A orientação para que os municípios exijam o comprovante foi feita pela Diretoria Regional de Saúde de Campinas para evitar migração de pacientes. “Pedimos a colaboração das pessoas que já estão agendadas para que apresentem o comprovante de endereço quando forem até a UBS para tomar a vacina”, completou Paula.


IDOSOS


 


Atualmente, a vacina contra febre amarela é recomendada para quem tem entre nove meses e 59 anos. Embora sejam raros, foram registrados casos recentes de pessoas que tiveram reações e chegaram a falecer após serem vacinadas. Para os idosos e portadores de doenças crônicas, a orientação é que procurem um médico para saber se podem ser vacinados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login