Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Parceria viabiliza reservatório de 10 mil litros de água reaproveitada em Americana


Parceria viabiliza reservatório de 10 mil litros de água reaproveitada em Americana Alunos do Instituto Educacional de Americana: time Ieda Bot\'s

 


Uma parceria entre o Instituto Educacional de Americana, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros de Americana permitiu a realização de um projeto voltado ao desenvolvimento sustentável, que vai beneficiar toda a população do município. Já está na fase final de instalação um reservatório com capacidade para armazenar 10 mil litros de água reaproveitada, nas dependências da escola, com encanamento para abastecimento e vazão, que será disponibilizada para uso gratuito do Corpo de Bombeiros.


 


A água poderá ser reutilizada para diversas atividades, como combate a incêndios, lavagem de pisos, uso em vasos sanitários e outras. O projeto também atendeu ao desafio do torneio de robótica FLL Hydro Dynamics 2017-2018 (First Lego League-SESI), que visa identificar um problema e apresentar uma solução, de forma sustentável, para reutilização da água.


 


O Instituto Educacional de Americana possui uma piscina de 70.000 litros e duas ou três vezes por semana, de acordo com a incidência de uso, lança na rede pluvial um volume de aproximadamente três mil litros a cada limpeza, o que representa uma quantidade bastante considerável de água ao longo do ano. “Por meio do time Ieda Bot’s, formado por alunos do 7º e do 9º ano, idealizamos uma forma de contribuir com a causa. Com a coordenação da professora Eliane Lopes Angelelli, os alunos do time estabeleceram contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros buscando uma solução sustentável para esse volume de água descartado”, explicou a diretora geral Eliane Corral. “Após os encontros e debate de ideias, em consenso, foi formulada a proposta de instalação da caixa d\'água, que também poderá ser utilizada pela própria escola e pela secretaria, reduzindo o consumo de água de forma sustentável, além de contribuir com a flora e com a segurança pública do município”, completou.


 


Em reunião realizada na sexta-feira (9), o secretário municipal do Meio Ambiente, Odair Dias, destacou a importância da iniciativa da unidade de ensino e dos alunos. “Este é um exemplo a ser seguido, todos vocês já são vencedores. Antes de tudo, estamos tratando de conscientização ambiental, algo de extrema importância. O nosso município e o meio ambiente agradecem por esse projeto”, afirmou.


 


Participaram da reunião, além da diretora geral do Instituto, do secretário municipal e da professora Eliane, o comandante do posto do Corpo de Bombeiros de Americana, Tenente Flávio Medrado de Souza, o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, Capitão Julio Cesar Magalhães Cavellani, a diretora pedagógica do Instituto, Carla Giatti Miranda, e a coordenadora da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento da Secretaria do Meio Ambiente e interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Kátia Birke.


 


O time Ieda Bot’s é formado pelos alunos: Marcello Costanzo Satiro, Gabriel Salvioni Dantas, Lucca D.G. Marcondes, Enzo Cortez Andreassa, Hariel Eccher, Vinicius Charantola, Ana Clara S.P. de Almeida, Maria Clara Lucchiari, Beatriz Barros Lazinho.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login